Conectado por

Educação

Ônibus escolares são reprovados por vistoria do Detran em Vilhena, RO


Compartilhe:

Publicado por

em

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) reprovou 36 ônibus escolares que prestam serviços para a prefeitura de Vilhena (RO), na região do Cone Sul. A vistoria aconteceu nessa semana e apontou diversas irregularidades nos coletivos, como tacógrafos vencidos, problemas com cinto de segurança e extintores. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirma que as empresas estão sendo notificadas.

P U B L I C I D A D E

O chefe da Ciretran, Gustavo Ozeika, explica que a prefeitura informou que existem 64 ônibus que fazem o transporte escolar no município. Contudo, apenas 39 veículos compareceram à vistoria dessa semana e somente três foram aprovados.

Gustavo ressalta que, de acordo com Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria para ônibus escolares é obrigatória a cada seis meses. Nessa ocasião, são verificados documentos, itens de segurança e condições gerais dos coletivos.

“Os motivos para as reprovações são diversos. Identificamos problemas com cinto de segurança, extintores vencidos e veículos que estavam sem condições de segurança, com tampas internas abertas. Mas, a maioria dos ônibus foi reprovada por conta de tacógrafos vencidos e da câmera de monitoramento não estar operando de maneira correta”, ressaltou Gustavo.

Irregularidades também foram encontradas em cintos de segurança (Foto: Ciretran/Divulgação)

Irregularidades também foram encontradas em cintos de segurança (Foto: Ciretran/Divulgação)

O chefe da Ciretran ainda salientou que os ônibus não foram retidos, pois as irregularidades foram verificadas em uma vistoria, que é um processo administrativo e não uma fiscalização de trânsito. Contudo, caso os coletivos irregulares continuem transportando alunos, podem ser recolhidos a qualquer momento pela Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal ou por agentes do Detran.

Conforme a Ciretran, o prazo final para a vistoria de ônibus escolares é dia 15 de agosto. O secretário de educação, Clésio Costa, afirma que as empresas que prestam serviços para a prefeitura estão sendo notificadas acerca das irregularidades.

O secretário ainda informou que uma comissão foi instaurada na Semed, para também verificar as condições dos coletivos. “Os ônibus só poderão prestar serviço se forem aprovados tanto pelo Detran, como pela nossa comissão. Se não contemplar as necessidades de conforto e segurança, os ônibus não irão rodar”, enfatiza Clésio.

Condições gerais dos ônibus foram verificadas na vitoria  (Foto: Ciretran/Divulgação)

Condições gerais dos ônibus foram verificadas na vitoria (Foto: Ciretran/Divulgação)

Enquanto isso, os pais esperam enviar os filhos para as escolas com segurança. A dona de casa Mari Ângela relatou que, na época da chuva, havia goteiras dentro do coletivo. A dona de casa Juscilene Pereira disse que muitas vezes os alunos chegam atrasados à escola, porque pneus furam com frequência.

“A gente fica com medo. Espero que essa situação seja resolvida. A gente quer colocar o filho dentro do ônibus e que ele chegue na escola e em casa de forma segura”, destaca Juscilene.

A reportagem entrou em contato com as três empresas que prestam serviço de transporte escolar à prefeitura. A primeira disse que todos os itens irregulares apontados pelo Detran já foram resolvidos. A segunda disse que está ajustando as situações solicitadas e a outra não atendeu as ligações.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br