Conectado por

Esporte

O rapel é um esporte que proporciona emoção e benefícios para a saúde


Compartilhe:

Publicado por

em

Esporte radical traz benefícios à saúde física e mental e possibilita maior contato com a natureza

P U B L I C I D A D E

Os esportes radicais atraem cada vez mais participantes, seja pelo prazer de realizar atividades de muita emoção ou pela necessidade descarregar o estresse do dia a dia.

Atividade que revela muitas belezas e fortes emoções aos exploradores, o rapel é um esporte fascinante, mas se você quer praticar, é essencial contar com a ajuda de um instrutor especializado e até mesmo fazer um curso para ter toda segurança durante a prática.

O rapel é um esporte que consiste em uma descida vertical por meio de cordas ou cabos. Ele é realizado em paredões, montanhas, penhascos, prédios, abismo, pontes, entre outros locais que proporcionam uma altura ideal para sua prática. Existem diversos tipos de descidas, porém, os mais comuns são o rapel vertical, onde o corpo fica de frente para a parede e desce a mais ou menos 90°, e o rapel negativo, sem ponto de contato com o corpo.

O termo rapel vem do francês rappel que quer dizer trazer ou recuperar. A origem da modalidade se dá no século XlX com as aventuras dos alpinistas franceses Jean Charlet-Stranton, Prosper Payot e Frederic Folliguet, que resolveram descer pela corda após uma subida de montanha de mais de 3,7 mil metros de altura.

Além de ser um esporte, o rapel foi adaptado para o uso em resgates. Desta forma, a atividade se tornou obrigatória para policiais, bombeiros e integrantes das forças armadas. A modalidade de descida também foi muito utilizada no início do século XX, e ainda é hoje, como forma de desbravar e estudar cavernas e cânions.

Como começar a praticar?

O rapel é um esporte de aventura e requer alguns cuidados com segurança. O rapeleiro vai precisar contar com a cadeirinha, capacete, luva, mosquetões e o oito, acessório metálico que possibilita frear. Porém, antes de sair gastando dinheiro na compra de equipamentos, é recomendável que os iniciantes busquem um grupo de pessoas que conte com a coordenação de um profissional experiente na área. 

Assim, além de poder praticar rapel com responsabilidade, a pessoa terá a oportunidade conhecer pessoas com um gosto em comum e que, muito provavelmente, sofrem ou já sofreram com as dificuldades iniciais que existem em qualquer esporte radical. O iniciante ainda pode utilizar, na maior parte das vezes, os acessórios de segurança que o instrutor dispõe.

Mesmo com a presença de um profissional, é recomendado que cada um se certifique de que todo material está em bom estado. Antes da descida, todas as informações precisam estar claras aos iniciantes. Portanto, caso surja alguma dúvida, ela deve ser tirada durante o momento das instruções. 

O rapel é um esporte inclusivo, mas é indicado que seja feito a partir dos seis anos de idade. Como exige esforço físico, o praticante precisa ter algum grau de condicionamento físico para concluir a atividade.

Aos que têm muito medo de altura e buscam no rapel justamente para quebrar este bloqueio, o rapel indoor pode ser uma opção interessante. Mesmo com perda no quesito paisagem e contato com a natureza, as casas que oferecem o serviço de rapel e escalada proporcionam uma maior sensação de segurança por conta do ambiente controlado e alturas variadas, podendo, assim, avançar o nível aos poucos.

Benefícios do rapel

Toda prática esportiva, de alguma forma traz benefícios à saúde física e mental. O rapel é uma das alternativas para aqueles que querem sair do sedentarismo, viver uma vida mais saudável, mas não gostam do ambiente de academia. 

Força, técnica e muita concentração para superar os limites! O rapel é um esporte que libera adrenalina e ajuda seus praticantes a desenvolverem a parte de coordenação motora, flexibilidade, controle de respiração e agilidade, exercitando diversos músculos do corpo humano durante a descida. Em relação aos benefícios mentais, a modalidade trabalha a concentração e a redução de estresse e ansiedade.

Os benefícios do rapel ocorrem principalmente pela necessidade de atenção em cada pedra em que se vai pisar durante a descida. Além da adrenalina, toda atividade libera serotonina, substância também conhecida como hormônio do bem-estar. 

Rapel é destaque no turismo de aventura

O rapel é um esporte que faz com que seus praticantes tenham o desejo de conhecer novos lugares. Isso porque, depois de muito tempo fazendo rapel em um mesmo local, as pessoas ficam interessadas em outros cenários e paisagens. Essa situação impulsiona o ecoturismo, com viagens que oferecem contato com a natureza e aventura.

No Brasil, existem diversos lugares propícios ao rapel. 

Um dos destinos mais procurados é a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, e que fica a cerca de 300 km da capital Campo Grande. O rapel em Bonito é conhecido principalmente pelas vistas compostas por parques de cachoeiras e cavernas.

O rapel no Abismo Anhumas se enquadra na categoria rapel negativo e acontece em uma descida de 72 metros de altura. Como é feito em uma caverna com um lago de águas cristalinas, é possível realizar em seguida, flutuação e mergulho. Já o rapel na Cachoeira Boca da Onça acontece na maior plataforma para a modalidade do Brasil, em um rapel também negativo de 90 metros de altura e uma estrutura de metal com 34 metros de comprimento.

Além de Bonito, outros destinos no país são muito indicados para a prática do rapel, entre eles:

Cachoeira Almécegas (Goiás)

Localizada na Chapada dos Veadeiros,a cacheorira é um paredão de quartzito por onde escorrem as águas do Rio Faria

Cachoeira do Véu da Noiva (Pernambuco)

Tambvém localizada na cidade de mesmo nome (Bonito em Pernambuco) o Véu da Noiva é um ótimo destino para quem busca tranquilidade em meio à natureza.

Cataratas do Iguaçu (Paraná)

Com vista para o Parque Nacional do Iguaçu, a descida das cataratas mais famosas do Brasil têm cerca de 55 metros e deve ser feita em negativo. 

Gruta do Lapão (Bahia)

A Gruta do Lapão reserva ao aventureiro um visual de tirar o fôlego e uma descida de 50 metros, que pode ser feita de forma tradicional, negativa ou de cabeça para baixo.

Assessoria

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br