Conectado por

Religião

O que é um milagre? Como acontece um milagre?


Compartilhe:

Publicado por

em

Um milagre é um ato sobrenatural de Deus, quando Ele age fora das leis naturais que governam nosso mundo. Milagres acontecem quando essa é a vontade de Deus, para revelar Seu poder de maneira especial. Assim como Deus fez milagres nos tempos da Bíblia, Ele tem poder para fazer milagres hoje em dia.

P U B L I C I D A D E

Muitas vezes chamamos atos extraordinários ou altamente improváveis de milagres. Também há situações em que Deus usa as coisas naturais do mundo de maneira tão específica que só pode ter sido intervenção divina. Mas aqui vamos falar sobre atos sobrenaturais, que são impossíveis de acordo com as leis da natureza, como reverter uma doença irreversível, multiplicar comida, ou até ressuscitar mortos.

A Bíblia relata vários exemplos de grandes milagres realizados por Deus ao longo da História. Através dos profetas, do apóstolos e, principalmente, de Jesus, Deus fez maravilhas à vista de muitas pessoas. Os milagres serviam para:

  • Mostrar o poder de Deus
  • Livrar e abençoar pessoas
  • Confirmar a mensagem de profetas ou enviados de Deus
  • Levar pessoas a crer no evangelho

Pela própria definição, milagres não eram acontecimentos muito comuns, que aconteciam todos os dias. Em algumas épocas, e com certas pessoas, aconteciam mais milagres mas continuavam a ser eventos extraordinários e surpreendentes. Na maior parte do tempo, as leis naturais do mundo continuavam em vigor. Na Bíblia também havia milagres que eram mais raros que outros. Há vários relatos de pessoas sendo curadas mas poucos de mortos sendo ressuscitados.

Além disso, as pessoas na Bíblia que recebiam dons de cura e outros milagres não podiam usar esses dons em todas as situações. Por exemplo, o apóstolo Paulo curou muitos doentes mas não foi curado de sua própria doença nem curou as dores de estômago frequentes de seu amigo Timóteo (2 Coríntios 12:7-91 Timóteo 5:23). Todo milagre depende da vontade de Deus, e não apenas da vontade dos homens.

Milagres ainda acontecem hoje?

Sim, milagres ainda acontecem nos dias atuais. O poder de Deus não mudou. Ele continua agindo de maneira sobrenatural no mundo hoje, revelando sua glória à humanidade.

Os milagres de Deus não se limitaram ao tempo em que a Bíblia estava sendo escrita. Jesus disse que alguns dos sinais que acompanhariam quem crê seriam milagres (Marcos 16:17-18). Além disso, o Novo Testamento dedica algum espaço a explicar como lidar com profecias e milagres de maneira ordenada, que glorifica a Deus e edifica a igreja. A única data limite para essas instruções é a segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos (1 Coríntios 13:8-10).

Os milagres não são o mais importante do evangelho. A mensagem central do evangelho é a salvação do pecado, a reconciliação com Deus e a promessa da vida eterna, através da fé em Jesus. Querer ser cristão só para receber milagres é errado. A função dos milagres é confirmar a mensagem de salvação e fortalecer a fé de algumas pessoas. O maior milagre de todos é a conversão de um pecador em santo, pelo poder de Jesus.

Como posso receber um milagre de Deus?

O fator mais decisivo é a vontade de Deus. Um milagre só pode acontecer quando Deus quer. A vontade de Deus é sempre suprema e não podemos “obrigar” Deus a fazer um milagre quando Ele não quer. Por isso, devemos sempre procurar a vontade de Deus em todas as coisas (Mateus 6:9-10).

Algumas pessoas recebem o dom de fazer milagres, mas isso não significa que somente essas pessoas poderão receber um milagre de Deus. Todos podemos orar por milagres (Tiago 5:14-16). Orar, pedindo a Deus com fé, é o primeiro passo para receber um milagre.

Às vezes o milagre acontece logo, mas outras vezes precisamos ter paciência e continuar orando. Ainda em outras situações, precisamos parar e confiar que Deus sabe o que está fazendo. Não existe uma fórmula mágica e cada um deve seguir a orientação de Deus.

Não receber um milagre é sinal de falta de fé?

Algumas vezes sim, outras vezes não. A Bíblia conta que em certa cidade Jesus não pôde fazer muitos milagres por causa da incredulidade das pessoas (Mateus 13:57-58). Essas pessoas se recusaram a crer que ele era o salvador prometido por Deus e essa falta de fé teve consequências. Jesus também se recusou a fazer um milagre para seus inimigos, que só queriam pô-lo à prova. Mas nem sempre a falta de milagre vem da falta de fé.

Não se deve acusar um cristão de falta de fé quando não recebe o milagre que pediu. Muitas pessoas com uma fé incrível ficam sem ver um milagre. Isso é porque nem sempre é da vontade de Deus conceder o milagre que foi pedido.

Para nós, que não sabemos todas as coisas, pode parecer estranho ou até injusto, mas Deus sabe mais que nós (Isaías 55:8-9). Ele sabe quando um milagre precisa acontecer e quando não precisa. As leis naturais, estabelecidas por Deus, são a norma. Um milagre é uma bênção muito especial, pelo qual devemos ser gratos. São a exceção à regra, que Deus usa como e quando quer. Com ou sem milagre, a verdadeira prova de fé é aceitar a vontade de Deus.

O diabo pode fazer milagres?

Sim, o diabo pode fazer alguns sinais milagrosos mas são “falsificações”. Servem para fazer as forças do diabo parecerem muito grandes e enganar as pessoas a se desviarem de Deus (2 Tessalonicenses 2:9-10). Os milagres que alguns seguidores do diabo conseguem fazer não têm o mesmo poder que os milagres de Deus e vêm com um preço muito alto: o inferno.

A Bíblia nos avisa sobre falsos profetas e servos do diabo que fazem milagres para nos enganar (Marcos 13:22). Embora pareçam às vezes incrivelmente poderosos, serão completamente destruídos por Deus. Não há força nenhuma que pode desafiar o poder de Deus. Ele é invencível e castigará quem se entrega ao diabo e ao pecado.

Por isso, é muito importante avaliar com cuidado os milagres e as profecias que vemos e ouvimos, para não sermos enganados. Alguns critérios para distinguir o que vem de Deus do que vem do diabo são:

  • A mensagem – o milagre leva pessoas a darem glória a Deus, dedicando suas vidas a servir Jesus? Se qualquer outra pessoa ou coisa recebe mais glória que Deus, cuidado!
  • A vida da pessoa – a vida de quem fez o milagre reflete serviço a Deus, sinceridade e amor ao próximo?
  • A Bíblia – nenhum milagre vindo de Deus servirá para estabelecer um ensino novo, que não está na Bíblia. Se a mensagem contradiz a Bíblia, é mentira do diabo!

Como em tudo, devemos analisar todas as coisas, guardar o que é bom e afastar-nos do mal (1 Tessalonicenses 5:20-22).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br