Conectado por

Economia

O que aposentados e pensionistas do INSS devem fazer para não pagar IPTU?

Publicado por

em

Em algumas cidades, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) têm direito a desconto no valor ou são isentos de pagar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Para isso, é preciso atender a alguns requisitos de uso e valor do imóvel e de ganhos mensais.

Como o IPTU é um imposto municipal, as regras variam de cidade para cidade.

Quem tem direito?

Em geral, para ter direito à isenção de IPTU é preciso ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia pelo INSS ou receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada). NA maioria das cidades que oferecem a isenção, é preciso preencher os seguintes critérios:

  • O imóvel precisa estar em seu nome
  • O imóvel deve ser usado como residência
  • A pessoa não pode ter outro imóvel no município

Exemplos de cidades que dão a isenção

Em São Paulo, por exemplo, pessoas aposentadas e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito a isenção de IPTU. Por lá, a isenção é para aposentadas e pensionistas com rendimento mensal entre três e cinco salários mínimos.

Já em Vitória, Espirito Santo, há a redução de 75% do valor do tributo para pessoas acima de 60 anos ou aposentados por invalidez.

Em Juiz de Fora, Minas Gerais, a Lei possibilita a isenção do pagamento do IPTU para algumas pessoas, são elas: aposentados, pensionistas e viúvas.

Como posso ter isenção de IPTU em minha cidade?

Como o IPTU é um imposto cobrado pelos Municípios, as regras sobre a possibilidade ou não de isenção são estabelecidas por leis municipais. Portanto, em todos os casos, os aposentados e pensionistas do INSS interessados na isenção do IPTU devem procurar a prefeitura do seu município. Caso o interessado se enquadre neste contexto, deverá protocolar um pedido de isenção no órgão competente comprovando o direito.

FONTE:https://www.simoesfilhoonline.com.br/o-que-aposentados-e-pensionistas-do-inss-devem-fazer-para-nao-pagar-iptu/