Economia
O que aposentados e pensionistas do INSS devem fazer para não pagar IPTU?
Publicado por
12 meses atrásem
Por
Editor Chefe
Em algumas cidades, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) têm direito a desconto no valor ou são isentos de pagar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Para isso, é preciso atender a alguns requisitos de uso e valor do imóvel e de ganhos mensais.
Como o IPTU é um imposto municipal, as regras variam de cidade para cidade.
Quem tem direito?
Em geral, para ter direito à isenção de IPTU é preciso ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia pelo INSS ou receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada). NA maioria das cidades que oferecem a isenção, é preciso preencher os seguintes critérios:
- O imóvel precisa estar em seu nome
- O imóvel deve ser usado como residência
- A pessoa não pode ter outro imóvel no município
Exemplos de cidades que dão a isenção
Em São Paulo, por exemplo, pessoas aposentadas e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito a isenção de IPTU. Por lá, a isenção é para aposentadas e pensionistas com rendimento mensal entre três e cinco salários mínimos.
Já em Vitória, Espirito Santo, há a redução de 75% do valor do tributo para pessoas acima de 60 anos ou aposentados por invalidez.
Em Juiz de Fora, Minas Gerais, a Lei possibilita a isenção do pagamento do IPTU para algumas pessoas, são elas: aposentados, pensionistas e viúvas.
Como posso ter isenção de IPTU em minha cidade?
Como o IPTU é um imposto cobrado pelos Municípios, as regras sobre a possibilidade ou não de isenção são estabelecidas por leis municipais. Portanto, em todos os casos, os aposentados e pensionistas do INSS interessados na isenção do IPTU devem procurar a prefeitura do seu município. Caso o interessado se enquadre neste contexto, deverá protocolar um pedido de isenção no órgão competente comprovando o direito.
FONTE:https://www.simoesfilhoonline.com.br/o-que-aposentados-e-pensionistas-do-inss-devem-fazer-para-nao-pagar-iptu/

Mais duas pacientes de Rondônia são transferidas para Mato Grosso em busca de leitos

Nova mutação do coronavírus já está em Cruzeiro do Sul, diz médica

Professor de escolinha de futebol morre de Covid-19 em Juína

Chuvas limitam avanço da colheita de soja 20/21 no Brasil
