Conectado por
Governo de Rondônia

Religião

O discípulo Pedro

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me?… E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. (João 21:17)

João 21:15-19

“Simão, filho de Jonas, amas-me”? Em três ocasiões o Senhor Jesus ressuscitado fez essa pergunta a Seu discípulo Pedro, como se fosse uma recordação de sua tripla negação. O Senhor havia dito aos Seus discípulos que eles o abandonariam no caminho que o conduziria para a cruz. Pedro havia declarado, confiadamente, que seguiria a seu Mestre até a morte; mas, na realidade, o negou três vezes.

Na cruz, Jesus suportou o castigo que nossos pecados mereciam, inclusive as negações de Pedro. Aqui, havendo ressuscitado, se apresentou a alguns de seus discípulos, principalmente a Pedro. Escolheu esse momento ao final da refeição que havia preparado para Seus discípulos. Iniciou o diálogo que restabeleceria e aprofundaria a comunhão com Seus discípulos.

“Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes”? (v.15). Por três vezes a pergunta cheia de graça e de verdade sondou o coração de Pedro.

“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (v.17).

O Senhor engrandeceu Sua graça para com Pedro: “a ti, que não merecias minha graça, te entrego o cuidado daqueles a quem amo. ‘apascenta meus cordeiros… pastoreia minhas ovelhas’. Ocupa-te em meu lugar de todos aqueles a quem amo, pequenos e grandes”.

Se estamos conscientes de termos traído, de certa maneira, o amor de Cristo, o Senhor não quer que o peso de nossos pecados permaneça sobre nós. Ele se aproxima de nós, como o fez com Pedro. Confessemos nossa traição e recebamos Seu amor.