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Saúde

O cérebro multitarefas: Como ter performance na quarentena

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Os impactos decorrentes da crise do coronavírus permanecem até hoje; houve mudanças significativas na economia, nas relações pessoais, no trabalho… E muitos brasileiros tiveram que se readaptar e começar a tirar planos do papel, como investir em um novo negócio, por exemplo.

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, foram registrados cerca de 10 milhões de novos microempreendedores individuais, desde o início da pandemia.

Sabemos que tomar decisões que mudam a vida completamente não é fácil: conciliar a família, a nova realidade de trabalho, traçar estratégias, estudar e se especializar em uma nova área, lidar com a insegurança emocional… Tudo é desafiador. Para isso, é preciso ter um cérebro preparado a fim de lidar com os desafios do dia a dia.

Engana-se quem pensa que apenas os idosos precisam cuidar do cérebro. De acordo com Solange Jacob, diretora acadêmica do Método SUPERA – rede de escolas de ginástica para o cérbero – são inúmeras as vantagens de exercitar a mente: “ Otimizar a funcionalidade do cérebro é importante em qualquer idade, pois gera impactos no funcionamento executivo da mente, ampliando a capacidade de gerir situações estressantes, ter foco e boa atenção sustentada para evitar distrações, ter persistência na execução de planos de ação, flexibilidade mental, boa organização e planejamento, alta capacidade de resolver problemas, habilidade na regulação emocional e de ter sucesso em cada momento da vida, pessoalmente e profissionalmente, no século 21”.

Sabemos que essa otimização do cérebro é possível graças ao conceito de neuroplasticidade cerebral.

Segundo a neurociência, o cérebro tem a capacidade de se modificar e desenvolver sua rede neural a partir de estímulos externos. Basicamente, quando saímos da nossa zona de conforto, treinamos habilidades como memória, atenção, foco, concentração, criatividade, capacidade de tomar decisões e elaborar estratégias e etc.

Este foi o caso de Denis Cassaroto, de 32 anos. Desde que passou a frequentar as aulas de ginástica para o cérebro do SUPERA em São Caetano do Sul (SP), tem conseguido se destacar profissionalmente:  “A ginástica cerebral me ajudou muito, tanto na vida profissional quanto pessoal. Sou analista de sistemas e isso requer muita atenção, concentração e raciocínio rápido. Sinto que desenvolvi essas habilidades e estou colhendo bons resultados no trabalho. Além de me ajudar a lidar com questões pessoais”, diz ele.

As aulas de ginástica para o cérebro trabalham com os princípios de novidade, variedade e desafio crescente. “O que fazemos, a variedade e a complexidade crescente do que fazemos em cada etapa da vida tem um impacto sobre a funcionamento do cérebro mais tarde. A forma como você trata seu cérebro hoje pode afetar seus anos de saúde mental e capacidade apara o agora”, diz Solange Jacob.

No Método SUPERA, primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil, a metodologia é divertida e inovadora; alunos de todas as idades treinam o cérebro com ferramentas cognitivas, como o ábaco, jogos de tabuleiro, jogos online, livros com exercícios cognitivos, dinâmicas e neuróbicas. As crianças melhoram as notas na escola, adultos garantem maior performance profissional e idosos conquistam saúde mental e qualidade de vida.

Para aqueles que querem treinar o cérebro e garantir resultados na rotina multitarefa, trazemos algumas dicas de neuróbicas. São atividades do cotidiano, praticadas de um jeito diferente, de forma a tirar o cérebro da zona de conforto. Confira:

  • Ande pela casa de trás para frente
  • Vista-se de olhos fechados;
  • Tome banho no escuro ou inverta a ordem;
  • Veja as horas num espelho
  • Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto)
  • Monte um quebra-cabeça e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo.
  • Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado ao invés de elaborar uma lista quando precisar fazer compras.
  • Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia, escreva os pontos principais de que se lembrar.
  • Ao ler uma palavra, pense em outras cinco que comecem com a mesma letra.
  • Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume

FONTE:ASSESSORIA