Conectado por

Alimentação

Nutricionista recomenda alimentos que melhoram a saúde do cérebro


Compartilhe:

Publicado por

em

O cérebro é responsável pelo funcionamento de todas as funções do corpo. Por esse motivo, o órgão ganhou uma data especial, comemorada nesta quinta-feira (22) como o Dia Mundial do Cérebro. Para cuidar da saúde desse importante aliado, a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, dá dicas de alimentos que ajudam a fortalecer a memória, melhoram a criatividade e previnem depressão, Alzheimer e Parkinson.

A primeira recomendação é o consumo de amendoim. A nutricionista aponta que a leguminosa é fonte de gorduras insaturadas, vitaminas A, B e E e minerais como folato, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio. “Uma alimentação rica em antioxidantes é essencial para a saúde do cérebro e protege contra os tumores cerebrais. Também melhora o ritmo da produção de energia. O ideal é consumir, no máximo, de 30 a 40 gramas por dia e de preferência no café da manhã. Pessoas alérgicas devem evitar o alimento”, alerta.

Outras alternativas são os alimentos ricos em ômega-3, como peixes (atum, sardinha, salmão, truta, tilápia e bacalhau), nozes, castanhas, amêndoas e sementes de chia e de linhaça.  Eles eliminam toxinas do cérebro e favorecem a formação de neurônios. Também amenizam os sintomas de depressão, melhoram a concentração, o aprendizado, a leitura, a interpretação e previnem o envelhecimento cerebral, além de agirem contra o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

As folhas escuras – couve, espinafre e agrião – desempenham um importante papel na oxigenação do cérebro. Também são ricas em vitaminas E e K e ácido fólico. “Esses nutrientes contribuem para a formação de esfingolipídios – uma gordura integrada nas células cerebrais – que protegem o cérebro e previnem contra Acidente Vascular Cerebral (AVC). Especiarias como açafrão, salsinha, orégano, tomilho, alho e cravo da índia têm algumas funções parecidas e podem ser usados de forma moderada ao temperar as refeições”, afirma a nutricionista.

Para melhorar o humor e a criatividade, a orientação é variar o cardápio de frutas. “Procure comer banana, mamão, abacate e melancia. Elas aumentam a produção de serotonina, que também ajuda a controlar a ansiedade. Mau humor, sonolência, vontade de comer doces, irritabilidade e falta de concentração são sinais de baixa serotonina. Fique alerta! Outra sugestão que pode animar o dia é o consumo de laranja. Fonte de vitamina C, ela melhora a energia e diminui o estresse”, ressalta Letícia.

A nutricionista destaca que uma alimentação equilibrada é indispensável para manter o bom funcionamento do cérebro. “Reduzir o consumo de bebidas industrializadas, açúcares e adoçantes, ketchup e bebidas alcoólicas promove mais qualidade de vida. Fumantes também devem ficar atentos, pois o cigarro aumenta o estresse e provoca derrames cerebrais. Cuide de sua saúde! Beba água e tenha noites reguladas de sono. Garanta o seu bem-estar!”, destaca Letícia.

Em Mato Grosso, nas lojas do Fort Atacadista, é possível encontrar variedade em produtos que ajudam a fortalecer o cérebro. A rede cumpre todas as medidas de prevenção contra o coronavírus e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h e, aos domingos, das 7h às 20h.

 

 

Texto Comunicação

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento