Conectado por

Mato Grosso

Número de mortes por Covid-19 em 2021 no MT ultrapassa o do ano passado em menos de 4 meses


Compartilhe:

Publicado por

em

Em menos de quatro meses em 2021, o número de mortes por Covid-19 em Mato Grosso ultrapassou o de 2020. De 1º de janeiro até esse domingo (18), foram 4.564 mortes pela doença no estado. O número já é maior que o registrado em todo o ano passado, quando 4.520 pessoas morreram em 8 meses de pandemia.

O número de casos não seguiu a mesma velocidade de aumento. Ainda sim, em pouco mais de três meses, o número de casos já equivale a 90% do índice anterior.

Em 2020, foram 180,4 mil pessoas infectadas pelo coronavírus no estado. Neste ano, já foram mais de 162 mil pessoas contaminadas.

No total, em mais de um ano de pandemia, foram mais de 342 mil pessoas infectadas pela doença.

Atualmente, 1.950 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 em hospitais públicos e particulares no estado. Destas, 801 estão em estado grave em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A taxa de ocupação das UTIs públicas está em 97,7%. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que, no momento, mesmo as poucas vagas desocupadas não estão disponíveis. Atualmente, há 49 pessoas na fila de espera.

Conforme as vagas surgem, são atendidos os pacientes que aguardam de forma prioritária, de acordo com a decisão médica.

Isto é, as vagas que aparecem no sistema são imediatamente preenchidas por pacientes que estão em enfermarias, já na fila de espera por leito de Terapia Intensiva em Mato Grosso.

Nas enfermarias públicas, há 456 pessoas internadas. A taxa de ocupação está em 57%.

G1.globo.com