Conectado por

Featured

Novos conselheiros tutelares de Mato Grosso passam por semana de capacitação


Compartilhe:

Publicado por

em

Quase duzentas pessoas, vindas de aproximadamente 50 municípios de Mato Grosso, participaram na última semana da Capacitação Para Conselheiros e Conselheiras Tutelares, eleitos e reeleitos, Gestoras e Presidentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O curso foi realizado a partir de uma parceria entre a Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM) e a Servir Consultoria.

De acordo com a assessoria, o objetivo era de atualizar os profissionais integrantes do Conselho Tutelar para melhor atuarem, conforme as suas atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as várias Resoluções do CONANDA, entre outras normativas portarias e resoluções das diferentes políticas.

Houve setenta por cento de renovação dos conselheiros para a nova gestão, que começa em 2020. No curso, havia desde participantes de Várzea Grande até de Gaúcha do Norte (571 km), Cotriguaçu (966 km), Nova Monte Verde (900 km), Juruena (895 km), Apiacás (100 km) e Bom Jesus do Araguaia (1004 km), dentre outras cidades.

O evento contou com a participação de diversos palestrantes, além de rodas de troca de experiências, vídeos interativos, discussões, depoimentos e até um teatro. Os novos conselheiros irão, também, contar com uma plataforma digital de apoio e avaliação com vídeo aulas e avaliações de conteúdo através do método EAD.

A parceria da APDM, segundo a presidente Tayane Castro, foi pensada antecipadamente, para que, logo após a eleição do Conselho Tutelar, já pudesse ser organizado o curso. Com isso, quando os conselheiros tomarem posse em 10 janeiro de 2020, estarão preparados para assumir o trabalho.

Já a coordenadora do evento, Eliacir Pedrosa, afirmou que é uma honra contribuir com tantos municípios que apresentam necessidades em relação à compreensão do fluxo de atendimento na proteção e na defesa as crianças.

Eliacir afirma ainda que o curso foi pensado com profissionais extremamente comprometidos em sua área e verdadeiros operadores do sistema de garantia de direitos, e enfatiza, ainda, as parcerias importantíssimas da APDM, AMM, CRC, ACRIA, SECITECI-MT, CEDCA-MT na realização do evento.

Veja os palestrantes que participaram durante os três dias de curso:

Direito Sistêmico com Juiz Dr Jamilson Haddad, Medidas Socioeducativas com a Juíza Dra. Cristiane Padim, Adoção com Lindacir Rocha Bernardon – fundadora da AMPARA, Prevenção a Depressão/Suicídio na Infância e Adolescência com Dra. Ana Paula Polato, Sinais de identificação de Violência com Eliacir Pedrosa, A Lei das Drogas e os Adolescentes com Dra. Renata do Carmo Evaristo Parreira, Estatuto da Criança e do Adolescente com José Rodrigues, Gestão dos Fundos Municipais – FIA com Manoel Lourenço Amorim Silva, Captação e Aplicação dos Recursos do FIA com Fatima Dragone, Modalidades de Acolhimento de Crianças e Adolescentes com Clodoaldo Adamczuc, Trabalhos em Rede com Gisele Marques Lopes, Plano Decenal com Silbene Santana, Sistema de Informação para a Infância e Adolescência com Jussara Rodrigues Souza, Dados do SINAN – Notificação de Agravo de Violência Interpessoal e Autoprovocada com Tania Rosário e Atuação no Conselho Tutelar – Relatos de Casos com Carolina Santos Pitanga de Azevedo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *