Conectado por

Featured

Novo procedimento criado pela Superintendência do Estado para Resultado deixa mais rápido emissão de licença pela Agevisa


Compartilhe:

Publicado por

em

Muitos sistemas que são usados pelo Governo de Rondônia são desenvolvidos na Superintendência do Estado para Resultados (EpR). Cerca de quinze de diversas áreas podem ser encontrados no portal de sistemas. Outros ainda estão em fase de desenvolvimento. Como é o caso do VisaOn, que será entregue para Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) realizar suas primeiras funções. Atualmente cadastros e licenças básicas.

P U B L I C I D A D E

Para uso desse sistema na íntegra, quando concluído o projeto, a Agevisa, a Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) e a Superintendência do Estado para Resultados (EpR) se reuniram na sexta-feira (11) para tratar da criação da ferramenta VisaOn. Para essa nova atividade, a agência comprou tablets e equipamentos que auxiliam a nova tecnologia.

Segundo a gerente de vigilância sanitária Vanessa Ezaki, com a implantação do sistema o proprietário vai poder acompanhar o processo de cadastro e também a emissão de licença e pagamento de taxas. “Tínhamos um trabalho muito corrido em ir para os municípios e depois voltar e fazer o relatório. Com a implantação do sistema, o técnico vai, faz sua inspeção e automaticamente ele gera a licença para o proprietário” afirma Vanessa. Com a finalização do novo sistema, quase todas as atividades da agência pode ser gerenciada pelo novo sistema.

A EpR construiu o sistema que em cerca de dez dias já pode ser usado pela Agevisa para realização de cadastro e emissão de licença  de atividade de baixo risco. Segundo o superintendente, Delner Freire, esse tipo de ferramenta requer o uso de um tablet, onde nele será relatado pelo técnico as condições vista pela inspeção. “Se for inspecionado pelo agente, que tem alguma pendência, é emitida a licença, e é gerado um prazo no sistema para ficar alerta diante daquela situação”.  Na ferramenta desenvolvida para Agevisa também foi implantado relatório de gestão, onde mensura informações que antes estavam sendo realizadas manualmente.

Essas informações foram coletadas ainda quando os técnicos da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da EpR estavam em montagem do sistema. Eles viram que para facilitar a criação do sistema era preciso a realização de um cadastro e ser fixado em um banco de dados. Com isso o cadastro poderá ser unificado no e-Estado, mas muitas empresas, ou seja, pessoa jurídica já tinham cadastros na Jucer. Então foi solicitado para a Junta Comercial as informações cadastrais das empresas.

Para o vice-presidente, Roger Fracis Cardoso, essa parceria facilita a realização do cadastro e contribui para que a Agevisa fique com a responsabilidade dos documentos que são direcionados para a sua função. “Somos um só governo, e esse tipos de parceria devem ser firmados com outros secretarias para facilitar suas atividades com o desenvolvimento da tecnologia nas funções do serviço público”, disse Roger.

A Agevisa desenvolve trabalho nos 52 municípios e com esse sistema pretende padronizar todo o seu serviço nos fala a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo. Segundo os responsáveis pelas pastas, é prioridade na nova gestão do governador Marcos Rocha novas ferramentas para facilitar a burocracia no sistema de saúde.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br