Conectado por

Municípios

Novo Cras de Jaci-Paraná fez mais de 470 atendimentos no primeiro mês


Compartilhe:

Publicado por

em

Unidade também acolhe as famílias residentes em distritos próximos

P U B L I C I D A D E

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Padre Teodoro Crommo, do distrito de Jaci-Paraná, completa um mês de atividades. Neste período, fortaleceu o atendimento às famílias mais vulneráveis da região, que tem cerca de 18 mil habitantes.

No primeiro mês após a inauguração, foram realizados, em média, 470 atendimentos. Os serviços oferecidos são o Cadastro Único para acesso aos benefícios e programas sociais do Governo Federal, atendimento psicossocial, concessão de benefícios eventuais, encaminhamento a rede de serviço.

O público-alvo da região é o contingente formado por famílias em situação de vulnerabilidade social e habilitadas para programas federais como Bolsa Família, e Benefício de Prestação Continuada (BPC) residentes nos distritos próximos.

A demanda que, segundo a Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), só aumentou nos últimos meses. “Os distritos têm muitas particularidades e Jaci-Paraná se destaca por ter uma funcionalidade de renda. Ainda assim, a pandemia fez aumentar muito o número de pessoas vulneráveis. Por isso, observamos, em virtude da Pandemia, o aumento de inscrições no CADÚnico, em busca de acesso a benefício no âmbito da Política de Assistência Social”, explica Claudi Rocha, secretário da Semasf.

Claudi Rocha, secretário municipal de assistência social

Claudi Rocha, secretário municipal de assistência social

ATENDIMENTO

Pela localização estratégica, ao Cras chegam moradores dos distritos de Nova Mutum, União Bandeirante e da região da Ponta do Abuna e imediações.

Em situação de normalidade, fora do período de pandemia, o Cras realiza as atividades coletivas do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vinculo, com grupo de idosos e mulheres. Há também o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que faz o atendimento particularizada, visitas domiciliares, a concessão dos benefícios eventuais e demais atividades informativas.

“A função do Cras é buscar fortalecer o vínculo familiar, a partir de estratégias para o empoderamento familiar, para que superem a situação de vulnerabilidade” diz Adriane Soares, diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semasf.

SEDE

Adriane Soares, diretora de proteção social da Semasf

Adriane Soares, diretora de proteção social da Semasf

A nova sede do Cras de Jaci-Paraná funciona na Via 1, casa 3, quadra 2, no Parque dos Buritis.

A reforma e ampliação do local aconteceu por meio de um convênio de compensação celebrado entre a Prefeitura de Porto Velho e a Santo Antônio Energia (SAE). Parte de um compromisso de cerca de R$ 30 milhões que foi convertido em bens e serviços destinados ao distrito.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Prefeitura de Porto Velho

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br