Publicada em 01/02/2017 às 17:59

Cirurgia bariátrica x interposição ileal - Especialista condena cirurgia experimental

Cid Pitombo, referência nacional e internacional em cirurgia bariátrica e médico dos atores André Marques e Leandro Hassum, não recomenda o uso da técnica e faz alerta!

Um quinto da população brasileira adulta está obesa, revela estudo publicado em revista científica internacional no ano de 2016. Isso equivale a quase 30 milhões de pessoas, o que coloca o país entre os mais obesos do mundo, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos. O culto ao corpo também é uma marca da sociedade brasileira e, portanto, não são pouco frequentes o surgimento de fórmulas, dietas e até procedimentos que prometem eliminar gordura em pouco tempo. Está aí o risco.

Nas últimas semanas a imprensa começou a repercutir casos de pacientes que supostamente morreram após passar pelo procedimento chamado de interposição ileal com o objetivo de reduzir peso e controlar o diabetes. Trata-se da extração de parte do estômago e a colocação do íleo entre o jejuno e o duodeno (parte superior do intestino). Este procedimento não é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina.

O dr. Cid Pitombo - recordista de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde – alerta que a interposição ileal não passou por todos os testes de eficácia e riscos necessários para a segurança dos pacientes. Por ser um procedimento praticamente irreversível, tem altos riscos e pode levar a graves consequências.

“Para se ter uma ideia, a técnica de cirurgia bariátrica por videolaparoscopia que hoje utilizo começou a ser pesquisada em 1966 e apenas na década de 90 passou a ser um procedimento autorizado. Não há estudos suficientes sobre o protocolo da interposição ileal, muito menos a medida dos riscos que o paciente é submetido”, explica o dr. Cid Pitombo, responsável pela cirurgia bariátrica de sucesso nos atores André Marques e Leandro Hassum.

Por ser algo experimental, antes de operar um paciente com a técnica da interposição ileal o médico precisa pedir autorização à Comissão de Ética e Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Além disso, a pessoa precisa estar ciente de que se trata de um teste, concordar com os riscos e nada pode ser cobrado dela. Ou seja, paciente não pode pagar nenhum valor de cirurgia, nem de material ou internação.


Cid Pitombo, referência nacional e internacional em cirurgia bariátrica

Ele orienta os pacientes a sempre questionarem os médicos antes de decidir por um procedimento: “Tem que perguntar se a cirurgia que está sendo sugerida é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.”

Pitombo é o recordista de cirurgias bariátricas do SUS - Cid Pitombo é o criador do Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica que mantém a média de 40 pacientes operados por videolaparoscopia por mês no Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio de Janeiro. Já passaram pelo procedimento quase 1.600 pacientes do Sistema Único de Saúde.

Perfil do especialista - Há quase 25 anos, ao sair da faculdade, Pitombo foi para os Estados Unidos se especializar em cirurgia laparoscópica. Voltou ao Brasil cinco anos depois para aprender sobre cirurgias da obesidade e, ao final do mestrado e doutorado, rodou grandes centros de cirurgia bariátrica nos EUA. Logo percebeu que os conhecimentos sobre laparoscopia e obesidade eram uma área a ser explorada. Juntou-se aos grandes nomes da cirurgia bariátrica, experimentou diferentes técnicas, operou e deu aulas em diversos países e se tornou referência no Brasil em cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica que utiliza em todas as unidades em que opera. O procedimento é menos invasivo e proporciona recuperação mais rápida do paciente.

Veja mais assuntos relacionados a saúde:

Publicada em 01/02/2017 as 17:13

Chuvas traz riscos de contaminação de Leptospirose

Doença transmitida em época de temporais, traz sérios riscos à saúde e pode levar à doença renal crônica.

Publicada em 01/02/2017 as 17:05

Reunião Projeto “Amor que Cura”

O objetivo é conscientizar a população quanto à prevenção da Exploração Sexual de Crianças e adolescentes durante o período carnavalesco, época em que muitas festas populares e particulares são realizadas em todo o estado.

Publicada em 01/02/2017 as 16:59

8 Dicas para escolher um bom plano de saúde

O plano de saúde oferece é muito importante para não haver nenhuma surpresa na hora de utilizar os serviços de saúde contratados.

Publicada em 01/02/2017 as 15:10

Ninfomania – como ela é?

Trata-se de um vício com sintomas compulsivos, obsessivos e impulsivos. Quando o mesmo problema se verifica em homens, é chamado de satiríase.

Publicada em 01/02/2017 as 12:59

‘Salmão é um dos cinco peixes cancerígenos’, afirma oncologista

A dieta anticâncer do médico francês David Khayat derruba mitos da alimentação. Confira no Espaço Aberto Saúde.

Publicada em 01/02/2017 as 11:35

Como deveriam ser as primeiras horas do recém-nascido

Alguns procedimentos após o parto são bem-vindos. Outros, apesar de muito usados, são dispensáveis na maioria dos casos.

Publicada em 01/02/2017 as 12:28

Mato Grosso Saúde inicia campanha de conscientização sobre a dengue

Os cuidados com o acúmulo de água devem ser redobrados para evitar a proliferação do Aedes aegipty, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Publicada em 01/02/2017 as 11:32

Música e meditação pelo bem do cérebro

Estudo afirma que essa dupla é capaz de combater o declínio de funções cognitivas, relacionado a demências.

Publicada em 01/02/2017 as 10:53

Obecidade gera dor, dor gera peso

O que vem primeiro: a obesidade causando dores ou as dores levando à obesidade? Uma situação penosa parece engordar a outra em um círculo bem doloroso.

Publicada em 31/01/2017 as 17:41

Você sabia que a posição em que um casal dorme diz muito sobre a relação?

Você sabia que a posição em que um casal dorme diz muito sobre a relação?

Autor: Assessoria
Fonte: O Nortão

Comente com o Facebook