Conectado por

Aripuanã

Nexa realiza ação voluntária em prol da saúde da mulher em Aripuanã


Compartilhe:

Publicado por

em

Campanha arrecadou mais de 450 absorventes que foram distribuídos para meninas e adolescentes em vulnerabilidade social

P U B L I C I D A D E

Alertar sobre os cuidados da saúde da mulher, além de ajudar a reduzir os impactos da falta de acesso a produtos de higiene íntima, fez parte da campanha ação global mês das mulheres do Somos Todos, programa de voluntariado da Nexa, em Aripuanã. Ao longo do mês de abril, a equipe de voluntários da empresa promoveu uma campanha solidária que arrecadou 454 absorventes íntimos para meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e com pouco acesso ao item de higiene.

Desenvolvida pelo Programa, a iniciativa contou com o apoio de voluntários que participaram das atividades de planejamento, divulgação, recebimento e distribuição de todos os itens doados. Foram realizados também bate-papos com quase 200 meninas, em idades entre 8 e 13 anos, com o objetivo de ampliar o debate sobre a redução da pobreza menstrual, assim como educar e conscientizar sobre a importância da saúde feminina. As ações de conscientização foram realizadas nas escolas municipais Jari Edgar Zambiasi, Maria Luiza do Nascimento Silva e São José Operário. Também foram beneficiados o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Apoio ao Migrante (CAM).

De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de quatro milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens de cuidados menstruais e, uma a cada 10, deixa de assistir aulas quando está menstruada. Outra pesquisa, realizada pelo movimento Girl Up Brasil, ação global da Fundação das Nações Unidas voltado à igualdade de gênero que já apoiou mais de 150 grupos de meninas em mais de 20 estados brasileiros, aponta que uma a cada quatro adolescentes brasileiras não têm condições financeiras de comprar absorventes.

Para Janice dos Santos, enfermeira da Nexa e voluntária da ação em Aripuanã, o sentimento que fica desta campanha é de gratidão. “Nunca imaginei que esta campanha seria algo tão significativo na vida dessas meninas. Podemos observar a fragilidade diante de um tema bastante desconhecido para muitas delas. A função social ganha importância no contexto de informação e conscientização sobre a causa da dignidade feminina. Confesso que foi uma troca de conhecimento muito boa”, disse a voluntária.

A diretora da Escola Municipal Jari Edgar Zambiasi, Lara Fernanda Portilho dos Santos, comenta que as meninas se sentiram acolhidas e valorizadas pela iniciativa inovadora no território local. “Muitas delas não tinham conhecimento que não podiam compartilhar objetos pessoais, além do manuseio de absorventes. O público que atendemos é de extrema vulnerabilidade e algumas situações de marginalidade social. Essa ação mostra muito bem o papel social da escola, diante de uma proposta tão positiva que é a pauta feminina, que é transformar sujeitos ativos na sociedade”, avalia.

Sobre o Somos Todos – Na Nexa, o programa de voluntariado é uma forma de gerar um legado positivo vivendo em harmonia com as comunidades que estamos inseridos alinhados às estratégias de investimento social, promovendo atitudes que geram grandes transformações sociais.

Temple Comunicação

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br