Conectado por

Aripuanã

Nexa oferece apoio psicológico aos profissionais da saúde de Aripuanã

Publicado por

em

A pactuação com o poder público ocorreu mês passado e prevê ainda implementação de protocolos e fluxos de atendimentos na rede municipal

Continua após a publicidade

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Nexa vem elaborando uma série de medidas especiais à saúde pública de Aripuanã, bem como das equipes de profissionais da linha de frente de combate à Covid-19. A empresa está oferecendo apoio psicológico aos servidores e implementação de protocolos e fluxos de atendimentos na rede pública municipal. A ação é desenvolvida pela consultoria N1, empresa contratada pela Nexa, que atuará junto às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospital Municipal Santo Antonio.

A ação foi pactuada pelo poder público e está alinhada aos protocolos do Ministério da Saúde. Estão previstas reuniões de preparação técnica e acompanhamento dos protocolos e plano de contingenciamento municipal. Os encontros envolvem as equipes do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública sobre a Covid-19 (COE-Aripuanã), além do Grupo de Trabalho, composto por profissionais da Nexa e consultoria especializada. O objetivo é alinhar ações conjuntas para qualificação dos profissionais da saúde pública do município.

Conforme a responsável pelo COE-Aripuanã, a enfermeira Maria Pinheiro, as orientações técnicas são essenciais para o ordenamento dos trabalhos prestados, além disso, traz resultados positivos é o caso da humanização dos atendimentos. “O maior beneficiário são os usuários do sistema de saúde pública. Ter uma equipe preparada é fundamental para o combate da Covid-19”.

Para Rodrigo Fonseca, gerente geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã, este é um momento de fortalecer ainda mais os laços e unir forças para enfrentar os desafios causados pela Covid-19. “O que nos move nessa direção é muito mais do que um sentimento de solidariedade e cooperação, é a convicção de nossa responsabilidade com todos os moradores do município”, considera.

Reforma UBS – A Nexa disponibilizará à população de Aripuanã três Unidades Básicas de Saúde reformadas. Os projetos arquitetônicos, elaborados por consultoria especializada contratada pela empresa, foram apresentados Prefeitura Municipal, que submeterá as propostas para avaliação da Vigilância Sanitária de Juína. A iniciativa integra o Plano de Controle Ambiental do Projeto Aripuanã e o início das obras está previsto para setembro deste ano. Além disso, a empresa vai oferecer à Secretaria de Saúde de Aripuanã apoio técnico na melhoria da gestão dos recursos públicos, com ênfase no equilíbrio fiscal das contas do município. O objetivo é tornar a gestão pública ainda mais eficiente com a capacitação de gestores públicos.

Assessoria