Conectado por

Aripuanã

Nexa investe R$ 3,7 milhões na reforma da Estação de Tratamento de Água de Aripuanã


Compartilhe:

Publicado por

em

A Nexa e a Prefeitura de Aripuanã deram início, no final de março de 2021, às obras de reforma e melhorias da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. O aporte financeiro é da ordem de R$ 3,7 milhões e a ação é fruto do Termo de Cooperação celebrado com o poder público para implementação de ações de infraestrutura de saneamento básico visando à melhoria no Sistema de Abastecimento de Água (SAA). A iniciativa garantirá melhor eficiência e qualidade no tratamento de água, que atende a sede urbana da cidade.

As melhorias operacionais na ETA contemplam adequações nos Módulos de Tratamento de Água I, II; sistema de equalização da Casa de Química e reservatórios. Neste último, será implantado processo de drenagem para o tratamento de água. Também está previsto o treinamento dos operadores para a realização dos ensaios e análises prescritos em normativas dos órgãos competentes, como é o caso da NBR 12.216 (1989), que dispõe sobre projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público.

Conforme consta no Termo de Cooperação, é de responsabilidade da Nexa, além da execução de melhorias no sistema operacional da ETA; a instalação de 2.814 hidrômetros; apoio técnico para o Departamento de Água e Esgoto de Aripuanã (DAE), com ênfase na gestão administrativo financeira e acompanhamento das ações de controle do órgão municipal. As atividades de assessoria foram executadas pela empresa RPG Reinfra, especialista em projetos de infraestrutura. A consultoria também foi responsável pelo diagnóstico, realizado em 2019, que identificou a necessidade das obras entre outros estudos das condições de saneamento.

Para o gerente geral de Mineração do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, a reforma da ETA representa um esforço conjunto da Nexa com a gestão municipal para garantir maior eficiência no tratamento e distribuição de água à população aripuanense.  “Estamos apoiando o município na implementação de ações de infraestrutura de saneamento básico visando à melhoria no sistema de abastecimento de água. Os investimentos são essenciais para que o fornecimento de água seja otimizado e traga melhorias aos usuários, que com a ETA reformada passarão a receber água com maior qualidade”, afirma.

O secretário adjunto de saneamento básico, Caio Henrique Ferreira, explica que a reforma vai proporcionar uma série de melhorias, sobretudo na eficiência operacional do sistema. Ferreira disse que oito filtros serão reformados e serão corrigidos problemas estruturais. “A ETA há 20 anos não recebe uma reforma desse tipo. O tratamento de água será otimizado e teremos segurança estrutural do processo operacional. O resultado final é bastante satisfatório já que teremos melhores índices de tratamento de água em nosso município”, sinaliza o gestor municipal.

Na avaliação da prefeita Seluir Peixer, o acordo firmado com a Nexa vai promover benefícios à população aripuanense. “Vamos receber em nossas casas uma água de melhor qualidade” disse ela. A prefeita solicita também a compreensão dos consumidores, pois em razão das obras poderão ser afetados pela redução no abastecimento. “Para que nós tenhamos uma estrutura com melhores condições, para que todos possam receber uma água de qualidade, precisamos da colaboração de todos, que entendam e tomem as devidas precauções”, pondera.

Thiago Itacaramby
Analista de Comunicação