Conectado por
Governo de Rondônia

Aripuanã

Nexa e Prefeitura de Aripuanã firmam compromisso para melhoria do atendimento de urgência e emergência do Hospital Municipal

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A Nexa Resources firmou compromisso com a Prefeitura de Aripuanã para melhorar e ampliar o atendimento de urgência e emergência do Hospital Municipal Santo Antônio. A iniciativa promoverá a ampliação de três novos leitos, totalizando quatro unidades destinadas aos casos de urgência e emergência.

A ação é uma das iniciativas na área da saúde que foram incorporadas aos Planos de Controle Ambiental (PCA’s) do Projeto Aripuanã, empreendimento de mineração de zinco, cobre e chumbo da Nexa. A parceria se deu mediante a assinatura do Termo de Doação, na qual o município ficará responsável pela gestão e manutenção dos equipamentos que serão doados pela empresa. 

Além da estrutura física, o hospital receberá a doação de aparelhos, que permitirão um melhor monitoramento e acompanhamento dos pacientes em estado grave. Na lista constam respirador, ventilador pulmonar entre outros itens. Os bens serão transferidos ao patrimônio da Secretaria Municipal de Saúde, sob a responsabilidade da Prefeitura de Aripuanã.

Conforme a secretária municipal de saúde, Valdênia Jales, os equipamentos farão uma diferença nos atendimentos de urgência e emergência. “Com a chegada dos novos aparelhos, estaremos preparados para atender de forma mais eficiente. Os equipamentos serão aliados dos nossos profissionais no permanente esforço para salvar vidas”, afirma a enfermeira.

De acordo com o gerente geral do Projeto Aripuanã, Marcelo Costa, as doações estão em linha com a política de atuação social da empresa: “Temos por premissa direcionar nossos investimentos sociais em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social, bem como a melhora da qualidade de vida dos municípios em que atuamos”, explica.

A Nexa obteve em abril deste ano a Licença Prévia (LP) do empreendimento, após aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Consema). O processo de licenciamento segue em andamento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para emissão da Licença de Instalação (LI). A partir da concessão da LI, a empresa estará autorizada a iniciar as obras do projeto. A expectativa é que a operação tenha início em 2021.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.