Conectado por

Tecnologia

Nem Chrome nem Mozilla: Opera cria primeiro navegador só para gamers


Compartilhe:

Publicado por

em

Todo gamer que joga no PC sabe o quão sofrido é ter um conjunto de settings perfeito para que os jogos rodem na perfeição. Não basta ter a melhor placa de vídeo ou CPU ou o melhor teclado. Há uma junção de fatores que determinam o nível de fluidez que a sua experiência jogando em um computador terá.

Uma recente invenção promete facilitar a vida dos gamers de PC, pelo menos em termos de navegador. A Opera, empresa norueguesa que atua há mais de vinte anos no mercado de tecnologia, lançou uma evolução do seu browser de mesmo nome, batizado agora de Opera GX

O diferencial está no fato de que o GX é voltado única e exclusivamente para gamers. A ideia é facilitar a navegação dos jogadores, deixando-a muito mais rápida e sem travamentos.

Como funciona o Opera GX?

A principal ferramenta anunciada no lançamento do Opera GX é um painel de controle que permite controlar o quanto de memória RAM o software, no caso o jogo, irá consumir.

Para quem tem um notebook ou um PC fraco, essa novidade traz bastante alento. Mesmo quem não usa sua máquina para jogar, porém trabalha com softwares pesados, pode encontrar neste navegador bastante utilidade.

Como o mundo gamer não é só jogar, há melhorias para quem assiste streaming de partidas online ou para quem quer veicular na internet seus vídeos jogando.

Há um botão de integração com o Twitch, que permite receber alertas dos seus streamers favoritos sempre que eles começarem a gravar um vídeo. Quem quer acessar o Reddit e o YouTube sem muita demora também poderá fazer isso rapidamente pelo GX.

Informações em tempo real

Esse navegador promete facilitar o acesso a informações a respeito de todo o universo de jogos. O GX Corner é o seu espaço em tempo real em que poderá acompanhar tudo sobre os últimos lançamentos, notícias e preços de jogos.

É possível setar as informações que mais interessam receber, ter news sobre jogos, sobre entretenimento em geral e sobre tecnologia. Isso faz com que o usuário se sinta mesmo imerso em uma comunidade gamer.

O navegador recebeu belas melhorias em relação ao Opera 60. Dá para personalizar quase tudo que você quiser. São milhares de papéis de parede gratuitos, sendo vários deles dinâmicos.

Há esquemas de cores que pode selecionar, deixando o navegador do jeito que você gosta. O design é simples, e encontrar todas as opções e configurações é um processo intuitivo.

Considerado muito superior aos demais navegadores da Opera, o GX já conta com o serviço de VPN integrado, caso necessite.

A empresa apostou também na integração do navegador com o WhatsApp, com o Telegram e com o Facebook. Dá para assistir vídeos em janelas flutuantes sem muita dor de cabeça.

Apesar de ser ainda uma versão de testes, Beta, e estar disponível apenas para sistemas Windows, já é possível notar o grande potencial desse navegador. De acordo com os noruegueses, sua versão final chegará ao final de 2019.

O que o Opera GX significa para o mundo gamer?

O universo de jogos está em constante expansão e evolução. Com a proximidade da nova geração de consoles, como Microsoft Scarlet e PlayStation 5, jogar no PC pode se tornar uma experiência parada no tempo.

A proposta da Opera de criar o seu GX especificamente para os gamers de computador mostra que o panorama para esses jogadores é positivo. Esse navegador pode abrir caminho para uma série de investimentos em tecnologia e em softwares que buscarão facilitar e a experiência de players em PC.

É preciso lembrar que o mercado de jogos de computador não é um mercado muito acessível a todos os jogadores. Os games até costumam ter um preço reduzido em comparação a jogos de console, porém os mais atuais necessitam sempre de uma máquina poderosa para rodarem em alto nível de desempenho.

A proposta do Opera GX pode democratizar o acesso a jogos de PC. Jogadores com computadores menos potente podem ajustar algumas informações de consumo de memória RAM para facilitar a reprodução de games mais pesados.

Agora é aguardar pela versão final do browser para sabermos se os bons prognósticos irão se confirmar.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *