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Nano-Care – Autodesinfeção invisível: o “Wipe-on Glass” permite a higiene permanente e a proteção de infeções através da criação de superfícies antimicrobianas


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A Nano-Care Deutschland AG, empresa criada a partir da cisão do Leibniz-Institute for New Materials (INM) em Saarbrücken, lança a terceira geração de revestimentos ultrafinos: o “Wipe-on Glass” confere a qualquer superfície dura a capacidade de autodesinfeção durante vários meses, até vários anos.

Apenas com uma passagem pela superfície, esta robusta e eficaz barreira contra germes hospitalares (MRSA), bactérias que causam maus odores, bolores e fungos oferece proteção contra o problema mais substancial do século XXI: os microrganismos patogénicos.

O “Wipe-on Glass” e autodesinfetante da Nano-Care transforma qualquer tipo de substrato num ponto de interceção para os microrganismos patogénicos com um efeito antimicrobiano: após a polimerização, a superfície fica ligeiramente áspera à escala microscópica, destruindo assim a parede celular do microrganismo colonizador e sem deixar quaisquer vestígios visíveis ou palpáveis (táteis).

Ponto-chave: a aplicação com uma passagem não requer qualquer formação e é conseguida facilmente pelo consumidor. “Além da aplicação médica, que requer um exame intensivo, focamo-nos na vida quotidiana”, afirma Oliver Sonntag, CEO da Nano-Care AG. Tudo o que tocamos com as mãos no nosso dia a dia constitui uma potencial fonte de infeção. “Esperamos uma ampla adoção da aplicação em objetos como smartphones, ecrãs táteis, teclados, ratos de computador, volantes, puxadores de portas, tampas de sanitas, em casas de banho, produtos de fitness, sapatos ou corrimões.”

Além disso, áreas críticas, como casas de banho públicas, estações de serviço, máquinas de jogos, estúdios de fitness, saunas e piscinas são áreas essenciais de aplicação do produto.

“Após o desenvolvimento de revestimentos não aderentes invisíveis, como os revestimentos cerâmicos 9H, e revestimentos de autolimpeza ou super-hidrofóbicos, os revestimentos autodesinfetantes constituem o passo seguinte lógico e consequente, anunciando uma nova era de revestimentos invisíveis”, afirma Sonntag.

Factos da empresa: após a cisão do Leibniz Institute for New Materials (INM) em 2000, a Nano-Care Deutschland AG desenvolveu revestimentos de superfície transparentes (conhecidos como nanorrevestimentos ou revestimentos cerâmicos) como alternativa ao PTFE e aos fluorocarbonetos. Embora nos primeiros anos se tivesse centrado no fornecimento a clientes privados de marca própria (fabricantes virtuais), a internacionalização da marca avança com parceiros de distribuição em mais de 70 países. A estratégia de inovação reativa seguida de 2016 a 2018 permitiu que a Nano-Care se transformasse num fornecedor sistemático de empresas de grande escala nos setores têxtil, automóvel e de engenharia mecânica.

– Referência cruzada: a imagem está disponível na AP Images (http://www.apimages.com) e em https://www.presseportal.de/en/bilder

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