Conectado por

Geral

Nacc; Um núcleo de Solidariedade em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) foi fundado em outubro de 1985, por um grupo de pessoas sensibilizadas com o problema do câncer infantil, desde então o NACC vem oferecendo suporte aos serviços de oncologia pediátrica da cidade do Recife, através de apoio às crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares. Proporcionando assim as condições necessárias para que possam resolver todas as dificuldades inerentes ao tratamento. É importante ressaltar que o núcleo não é uma entidade médica, portanto não trata dos pacientes. O tratamento é de responsabilidade do serviço médico onde a criança é matriculada e atendida.

Em Porto Velho o NACC foi fundado no mês de agosto de 2007, atendendo todo estado de Rondônia, Amazonas e até o país vizinho, a Bolívia. Segundo o presidente que está à frente do NACC há seis anos, Sidnei Rodrigues de Matos foi pensando nas dificuldades que famílias enfrentam quando precisam de tratamento para uma criança com câncer, que o NACC veio para Rondônia.

A atual sede do NACC tem capacidade para atender até 8 crianças com acompanhantes, ainda assim no ano passado o núcleo recebeu cerca de 200 pessoas por mês. Uma nova sede já está em fase final e a inauguração está prevista para para o meio do ano. No terreno, que foi doado, será feito um prédio com 16 quartos, cozinha, refeitório, brinquedoteca, biblioteca, salas para atendimento psicológico, terapia ocupacional e área de convivência com capacidade para 64 pessoas. Mas para isso se tornar realidade várias ações sociais foram promovidas pela equipe do NACC para a arrecadação de materiais.

“É um sentimento de muita emoção, pois o sonho de ajudar crianças e famílias de portadores de câncer se concretiza cada vez mais. Com essa realidade, isso nos traz a esperança de que Rondônia se torne um polo ativo no combate e luta contra o câncer infantil”, declarou o presidente.