Conectado por

Uncategorized

Museu do Amanhã lança dicas para receitas que evitam desperdício


Compartilhe:

Publicado por

em

O aproveitamento integral dos alimentos, a partir de receitas sustentáveis, pode ser a chave para garantir o fim da fome no mundo.

Anualmente, toneladas de comida boa para o consumo são desperdiçadas porque é hábito generalizado jogar fora, por exemplo, uma fruta inteira por causa de um pedaço amassado.

Receitas simples ajudam a combater o desperdício. Uma parceria entre o Museu do Amanhã e o Science Museum Group resultou no projeto “Alimentação para o Amanhã”. A iniciativa convidou chefs renomados, que desenvolveram pratos com sobras de alimentos, como a casca de batata, por exemplo. “Aproveitamento integral dos alimentos é não deixar sobrar nada, nem a semente; usar a casca, o alimento em si e plantar a semente”, afirma Nathalia Trevisan, proprietária do Auguri.

Com o aprendizado adquirido na oficina, as compras para a cozinha do Auguri passaram a ser feitas todos os dias. Thiago e Nathalia acreditam que, se por um lado esse hábito dá mais trabalho, por outro contribui significativamente para reduzir o desperdício e os custos. É possível, ainda, aproveitar promoções pontuais e criar pratos usando os itens obtidos com desconto. Caso algum deles não seja utilizado no mesmo dia, a dupla planeja como aproveitá-lo já no dia seguinte. Os proprietários da casa estão ainda mais atentos, também, à durabilidade dos alimentos. Agora, mais do que nunca, eles cuidam para que nada seja perdido por falta de atenção ao frescor ou ao prazo de validade. Além disso, eles planejam modificações no cardápio: pratos menos pedidos serão substituídos.

Confira todas as receitas no pdf, pratique o consumo consciente e coopere para a segurança alimentar do planeta.

PDA 2018

A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos tem o objetivo de mobilizar a população contra o desperdício de alimentos, além de estimular comerciantes a adotarem práticas que evitem perdas de produtos que podem ser consumidos. Neste ano, ela ocorre entre os dias 5 e 11 de novembro de 2018.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *