Conectado por

AL/MT

Mulheres de destaque são homenageadas em sessão especial na ALMT

Publicado por

em

O importante papel da mulher na sociedade, assim como as lutas e conquistas femininas foram destacadas através da história de vida das 60 mulheres homenageadas nesta sexta-feira (06), durante a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por iniciativa do deputado estadual João Batista (Pros).

De acordo com o parlamentar, a solenidade teve como objetivo principal mostrar a história de luta das mulheres na conquista dos seus direitos, além de destacar os desafios a serem enfrentados, na construção de uma sociedade mais igualitária, sem preconceitos e discriminações.

“As mulheres lutam há anos para conquistar o seu espaço nos meios econômico, político e social. Seja pelo direito ao voto, por liberdade de expressão, além de poder trabalhar e fazer as suas próprias escolhas. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem com inúmeras desigualdades sociais, entre elas, os salários baixos, violência doméstica e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas, ainda há muita coisa que precisamos fazer para mudar essa realidade. Nosso desejo é que o preconceito e a desvalorização da mulher sejam extintos”, ponderou o deputado.

Uma das homenageadas foi a professora Mariza Beatriz de Souza, que agradeceu o deputado João Batista, pela realização da cerimonia que enfatiza o poder e o valor das mulheres na sociedade. “Me sinto honrada em receber essa moção de aplausos. Muito obrigado meu amigo João Batista pela oportunidade de estar aqui fazendo parte deste evento tão importante de valorização da mulher. Quero em poucas palavras dizer e resumir o papel da mulher na sociedade: o lugar da mulher é onde ela quiser, e o meu lugar é na política”, frisou Mariza.

A deputada Janaina Riva (MDB), fez questão de parabenizar o deputado pela sessão especial, e salientou que a luta por igualdade de direitos trata-se de uma busca por uma sociedade melhor para todos. “Parabenizo essa iniciativa do deputado João Batista em prestigiar as mulheres do nosso Estado. Minha mensagem à todas as mulheres, é que tenhamos coragem e força para sair da nossa zona de conforto, e juntas enfrentarmos o preconceito e o machismo, por mais doloroso que seja, isso precisa ser combatido”, salientou Janaina.

Joquebedy Mourão, presidente da Comissão da Mulher do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (Iamat), destacou o aumento de 7,2% no índice de feminicídio no Brasil. Segundo a advogada, 1.300 (mil e trezentas) mulheres são mortas a cada 07 horas no país. “Parabenizo as ações do deputado João Batista em prol das mulheres, sempre trabalhando com políticas públicas na tentativa de buscar soluções para as pautas relacionadas às mulheres. Precisamos combater esses números de violência cada vez mais crescentes na sociedade. É com muita tristeza no coração que digo, enquanto essas mulheres continuarem morrendo, significa que não estamos evoluindo, infelizmente”, finalizou Joquebedy.

AL MT