Conectado por

Mato Grosso

MT é o estado com menor taxa de realização de exames de Covid-19 no país e o 12º pior em distanciamento social, diz pesquisa

Publicado por

em

Mato Grosso é o estado com menor taxa de realização de exames de Covid-19 no país, conforme a primeira etapa nacional de uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O levantamento foi realizado durante os dias 14 e 21 de maio.

Continua após a publicidade

Em Mato Grosso, foram realizados somente 26,2% do total estimado, fazendo com que o estado lidere o ranking.

Gráfico mostra a realização de testes de coronavírus no país — Foto: Divulgação

Gráfico mostra a realização de testes de coronavírus no país — Foto: Divulgação

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde dessa segunda-feira, um total de 5.254 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e, atualmente, restam 131 amostras em análise laboratorial.

Além disso, conforme o estudo, MT é o 12º pior estado a cumprir as medidas de distanciamento social.

Mato Grosso tem uma taxa de 56,9% de isolamento, ficando à frente do Ceará (56,5%), Goiás (56,4%), Amapá (56,6%), Bahia (55,4%), Rio Grande do Norte (54,3%), Acre (54,1%), Distrito Federal (52,9%), Sergipe (52,1%), Roraima (47,3%), Maranhão (47,2%) e Alagoas (46,8%).

A pesquisa apresenta a proporção dos entrevistados, em cada estado, que relatou ficar em casa o tempo todo ou sair somente para as atividades essenciais. Esses dados foram obtidos diretamente por meio das respostas dos participantes ao questionário aplicado pelos pesquisadores.

A pesquisa também avaliou os testes realizados por estado.

O EPICOVID19-BR é um estudo coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. O financiamento para a pesquisa é do Ministério da Saúde. O estudo conta também com apoio do Instituto Serrapilheira, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), da Pastoral da Criança, e contou com doação do programa da JBS Fazer o Bem Faz Bem. A coleta de dados é de responsabilidade do Ibope Inteligência.

G1