Conectado por

Política

Mosquini cotado para assumir importante cargo federal, servidores prestam homenagem ao deputado Maurão, eleição da Mesa Diretora a ALE/RO na reta final


Compartilhe:

Publicado por

em

Eficiente – O atual prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT) teve uma difícil missão, que foi a de substituir o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB), que deixou o cargo no segundo mandato para candidatar-se ao Senado, somando mais de 190 mil votos, mas não se elegendo. Marcito, que era vice, assumiu, sem muito alarde e vem dando conta do recado. Esta semana Marcito foi destaque na imprensa regional. Duas escolas de ensino fundamental (Edson Lopes e Parque dos Pioneiros) que abrigam mais de 500 alunos estão sendo reformadas com mão de obra da prefeitura. Custo menor, valorização do servidor e economia para o município. Um exemplo, positivo, para os demais prefeitos.

Marinha – O assunto está sendo tratado em Brasília, mas os comentários em Rondônia são muitos e crescentes, que o deputado Lúcio Mosquini ocupará importante cargo (fonte não qis adiantar a função) no governo Bolsonaro e pedirá afastamento da Câmara Federal. Mosquini foi reeleito e assumirá o segundo mandato amanhã (1º). Caso realmente Mosquini peça licença a deputada federal Marinha Raupp (MDB-RO), que não se reelegeu nas eleições de outubro último, mas é a 1ª suplente do MDB ocupará o cargo. O marido de Marinha, senador Valdir Raupp (MDB-RO), que não se reelegeu também deverá ocupar cargo na esfera federal na administração do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Maurão – O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) foi homenageado na manhã de hoje (31) pelos secretários e diretores da Casa do Povo. Durante os últimos quatro anos Maurão comandou a Ale e conseguiu unir servidores e parlamentares. Após mais de 20 anos na vida pública (prefeito e deputado) Maurão fica sem mandato, porque deixou uma reeleição tranquila, para concorrer a governador, mas não foi bem sucedido. Foi um clima de muita emoção que certamente ficará na memória de quem participou.

Posse – Amanhã (1º) os deputados reeleitos e eleitos em outubro último estarão assumindo o comando da 10ª legislatura. A solenidade ocorrerá a partir das 14h no Centro de Eventos talismã, em Porto Velho. Em seguida a posse deverá ocorrer a eleição da Mesa Diretora que tem quatro pretendentes a presidência, até o fechamento da coluna, por volta das 15h. Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), Alex Redano (PRB-Ariquemes) e Jean Oliveira (MDB/Alta Floresta) são os candidatos. Hoje Lebrão e Laerte são dos favoritos, mas Jean e Redano também têm amplas chances. Até o momento da votação da nova Mesa Diretora muita conversa deverá ocorrer entre os parlamentares, afinal de contas, a Ale tem orçamento para este ano superior a R$ 238 milhões, sendo R$ 14 milhões para publicidade.

Reeleição – Nas eleições de outubro último os 23 deputados estaduais disputaram cargos. Maurão de Carvalho concorreu a governador, Léo Moraes (Podemos) foi o mais votado a deputado federal. Cleiton Roque (PSB-Pimenta Bueno), não concorreu. Não conseguiram se reeleger Airton Gurgacz (PDT/Ji-Paraná), Ezequiel Júnior (PRB-Machadinho), Hermínio Coelho (PCdoB-PVH), Jesuíno Boabaid (PMN-PVH), Marcelino Tenório (PRP-Ouro Preto), Ribamar Araújo (PR-PVH), Saulo Moreira (MDB-Ariquemes) e Só na Bença (MDB-Primavera de Rondônia). Treze dos 24 deputados conseguiram se reeleger.

Respigo

Existe possibilidade de Maurão de Carvalho ocupar um cargo de relevância na próxima legislatura, a 10ª que iniciará amanhã com a posse dos novos deputados, reeleitos e eleitos e a eleição da Mesa Diretora. Maurão seria um consultor à disposição dos deputados e também dos servidores +++ Pela sua experiência com os parlamentares e servidores, Maurão, caso realmente seja guindado ao cargo será importante no relacionamento interno, com os poderes e também Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas (TC). Maurão tem sempre as portas abertas devido a sua maneira simples no trato com as pessoas +++ Terceiro deputado estadual mais bem votado no Estado nas eleições de outubro, Luizinho Goebel (PV-Vilhena) conseguiu se consolidar como a maior liderança do Cone Sul. A eleição do atual prefeito Eduardo Japonês (PV) consolidou a força política de Luizinho, que superou Rosani Donadon (MDB) +++ Um deputado que deixa saudades na composição da 9ª legislatura, que termina hoje (31) é Só na Bença (MDB). Alegre, brincalhão e muito popular, Só na Bença deixou uma aura positiva na Casa do Povo, onde ele esteve durante os últimos 4 anos.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica