Conectado por

Cuiabá-MT

Moradores de três cidades de MT irão participar de mapeamento da Covid-19 feito pelo Ministério da Saúde


Compartilhe:

Publicado por

em

O Ministério da Saúde vai fazer um mapeamento da Covid-19 em todo o território nacional. Em Mato Grosso, moradores de três cidades irão participar da pesquisa. Serão 2.700 moradores de Cuiabá, 1.380 de Várzea Grande e 113 moradores de Santo Antônio de Leverger.

A pesquisa de prevalência de infecção por Covid-19 vai mostrar o comportamento da doença em todo o país e terá a participação de mais de 211 mil brasileiros de 274 municípios.

As mensagens para as pessoas que participarão dessa pesquisa já começaram a ser enviadas pelo ministério, via whatsapp e também por mensagem de celular.

As pessoas selecionadas para o estudo também participaram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, (PNAD Covid), que foi realizada no ano passado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

As pessoas selecionadas vão receber a mensagem no celular. Ministério não solicita nenhum dado do cidadão. Dias depois de receber a mensagem, o morador vai receber a ligação da central que fará uma entrevista e depois agendará a coleta de dados presencial, que inclui a coleta de sangue.

Os participantes serão testados para identificar a presença de anticorpos, apontando quem já teve Covid e quem desenvolveu imunidade.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser pedidas na ouvidoria do SUS, pelo telefone 136.