Conectado por

Cacoal

Moção de apelo Dr Paulo Henrique para instalação dos 09 leitos de UTI Neonatal no complexo HRC em Cacoal


Compartilhe:

Publicado por

em

Câmara aprova Moção de Apelo do vereador Dr Paulo Henrique para o governo e Sesau tomarem medidas para instalação dos 09 leitos de UTI Neonatal no complexo HRC

Foi aprovado por unanimidade em plenário, no Poder Legislativo Municipal de Cacoal, um pedido do vereador Dr Paulo Henrique (PTB), de (MOÇÃO DE APELO), ao Secretário Estadual de Saúde Fernando Máximo, ao Diretor do Hospital Regional de Cacoal Luiz Henrique;

Ao Governador Marcos Rocha (Sem partido), ao do Estado de Rondônia, a secretaria estadual de saúde (SESAU), e Hospital Regional de Cacoal (HRC), para que tomem medidas necessárias para instalação dos 09 leitos de UTI Neonatal no complexo HRC, bem como a devolução pós- pandemia dos leitos de UTI Pediátrico para ala pediátrica (atualmente na ala covid) para atender à necessidade das crianças que compõem a regional da capital do café.

  Como justificativa, o parlamentar citou que as incubadoras e diversos equipamentos que compõem a estrutura para instalar os 09 leitos de UTI neonatal estão parados no almoxarifado do Hospital Regional de Cacoal desde 2017.

Aproximadamente quatro mil gestantes são atendidas no Hospital de Base da capital (Porto Velho), com gravidez de alto risco.

Fato que se mostra cada dia mais inaceitável a não implantação e funcionamento da UTI Neonatal no Hospital Regional de Cacoal, o que obriga mães e nascituros, muitas vezes em estado grave, a transitarem por mais de 500 km em rodovias esburacadas, com o intuito de salvar a vida do bebê recém-nascido.

Dr Paulo Henrique ressaltou o apoio dos vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, empresários, políticos e representantes da sociedade, não só de Cacoal, mas dos 34 municípios pactuados com a regional do café – clamem a uma só voz pela implantação da UTI Neonatal, que beneficiará toda a população, principalmente as famílias e as crianças carentes e necessitadas. Assim, a presente solicitação é o anseio do povo Cacoalense e dos municípios circunvizinhos.

 

Câmara Municipal de Cacoal