Conectado por

Entretenimento

Mercado de games ultrapassará US$ 200 bilhões até 2023


Compartilhe:

Publicado por

em

O setor dos videogames foi um dos menos afetados pela crise, já que, com o isolamento social, surgiu uma maior necessidade de entretenimento virtual. E em 2022 esse mercado promete ainda mais – pelo menos é isso o que indicam os dados consolidados e preliminares mais recentes da consultoria Newzoo.

P U B L I C I D A D E

Segundo a empresa, em 2021, a indústria global de games movimentou US$175,8 bilhões, um montante que, apesar de apresentar uma ligeira queda de 1,1% em relação a 2020, está em tendência de alta para os próximos anos. Esta alta promete levar um dos principais setores do entretenimento a movimentar mais de US$200 bilhões em 2023.

A pequena quebra no ritmo de crescimento na indústria se deve, segundo a Newzoo, à uma alta inesperada e completamente fora da curva em 2020. A consultoria afirma que, devido à grande demanda por entretenimento virtual em função da pandemia e lançamento de consoles da nova geração, o segmento registrou uma alta de 23,1% em 2020 – um recorde impressionante.

Games para PC

A companhia alerta para um possível ritmo de queda nos jogos voltados para PC, que devem diminuir 2,8% nos próximos anos. No ano passado, este nicho movimentou um total de US$35,9 bilhões: enquanto US$33,3 bilhões foram em jogos baixados, US$2,6 bilhões se destinaram a games de navegador. Já para os consoles, suspeita-se que também haja um declínio de até 8,9%. O principal motivo para esta queda é o atraso na criação de alguns jogos, o que acaba por afetar a lógica de consumo.

Há também um impacto negativo relacionado ao hardware – a escassez global de chips que vem criando uma falta de suprimentos para produtos eletrônicos, como os próprios consoles da nova geração e componentes de fabricação de computadores.

Mobile

Uma notícia boa que alimenta a perspectiva de crescimento do mercado são os games mobile, que vêm apresentando um crescimento interessante. Além das opções mais comuns, também se pôde ver um aumento na popularidade de casas de jogatina virtuais, onde é possível encontrar bônus sem depósito no cassino e testar a sorte sem gastar dinheiro. Nestas plataformas com bônus sem depósito, você pode se divertir nos caça-níqueis e Keno gratuitamente, e ainda ter chances de lucrar no processo – uma forma simples e fácil de testar os serviços e catálogo de jogos dos cassinos virtuais a custo zero.

Quanto aos títulos mobile, a Newzoo prevê que eles tenham movimentado US$ 90,7 bilhões em 2021, uma melhora de 4,4% no ano. Este segmento representa mais da metade do mercado global de games, já que vem sendo menos afetado pelos efeitos da pandemia. Inclusive nos próximos anos, os jogos para celular serão a área de crescimento mais rápido. No total, a perspectiva é de que o segmento de jogos ultrapasse os US$ 200 bilhões ao final de 2023. Ou seja, ele seguirá a média estimada de alta, que é de 7,2% entre 2019 e 2023.

Take-Two compra gigante mobile

 

Com a ascensão dos títulos para celular, mais e mais empresas estão migrando para este mundo. Um exemplo recente é o da Netflix, que decidiu trazer opções de jogos mobile para os seus assinantes, investindo no mercado promissor.

Além disso, companhias já consolidadas no setor de consoles e PC, como a Take-Two, também estão se movimentando. Tanto que ela recentemente adquiriu a gigante do setor móvel, Zynga, por um preço total de aproximadamente US$12 bilhões. Take-Two já é dona da Rockstar Games e 2K, que produziram jogos de renome, como a franquia Grand Theft Auto, Bioshock, Red Dead Redemption, entre outras. Já o estúdio Zynga produz títulos para celular bem conhecidos, como FarmVille, Words with Friends, e CSR Racing.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br