Conectado por
Governo de Rondônia

Mato Grosso

Menino Xavante de Mato Grosso é 1º criança vacinada contra covid-19 no país – vídeo


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

O menino Davi Seremrámiwe, indígena do povo Xavante de Mato Grosso,  com 8 anos de idade, foi a primeira criança brasileira a receber a vacina contra a covid-19, nesta sexta (14), em São Paulo. O garoto tomou a vacina em ato simbólico organizado pelo Governo de São Paulo e ao lado do governador João Doria (PSDB). A criança vive no interior do estado paulista para acompanhamento médico devido a um problema genético nas pernas.

“O Davi vai ser a primeira criança brasileira a receber a vacina, a Pfizer, para sua imunização. Momento histórico para o Brasil, no mesmo local onde vacinamos uma enfermeira, mulher, negra, no dia 17 de janeiro. Praticamente um ano depois, estamos vacinando a primeira criança e uma criança da etnia Xavante”, disse Doria na coletiva organizada no Hospital das Clínicas de São Paulo.

O pai de Davi, o cacique Xavante Jurandir Siridiwe, agradeceu Doria por lembrar dos indígenas na primeira vacinação do país. “Muito obrigado por essa atenção. Tem uma invisibilidade [com os índios], e eu agradeço essa compreensão e essa visibilidade”, diz durante chamada de vídeo. Pediu também a Doria que vacine as crianças dos povos indígenas de São Paulo.

Segundo o Governo de São Paulo, Davi tem um problema genético nas pernas, que o obriga a andar com uma prótese. Ele mora em Piracicaba com uma tutora, já que o pai não consegue viajar de tão longe a todo o momento para acompanha-lo ao médico. A vacinação dele seguiu a ordem de lista de prioridades, como os menores com comborbidades, deficiências permanentes e indígenas.

Para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas).

 

 

Rdnews.com.br

Publicidade
CRÉDITO JÁ - EMPRÉSTIMOS
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento