Conectado por

Mato Grosso

Mendes anuncia a compra de 1,2 milhão de doses da Sputnik V


Compartilhe:

Publicado por

em

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, na tarde desta quarta-feira (31), a compra de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V.

Segundo o governador, cada dose foi adquirida pelo valor de US$ 9,95, resultando em um total de U$S 11,95 milhões – cerca de R$ 67,3 milhões.

A entrega das vacinas será feita a partir do próximo dia 20 de abril, até o mês de julho.

É necessária a aplicação de duas doses por pessoa para a imunização completa. Assim, as doses poderão imunizar 600 mil mato-grossenses.

“Há um mês, começamos uma parceria com o consorcio da Amazônia e os estados do Nordeste para a compra da vacina Sputnik. E recentemente houve a disponibilização de 37 milhões de doses para os consórcios da Amazônia e do Nordeste, e nós ficamos com 1,2 milhão de doses”, disse.

O governador e o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo assinaram o contrato nesta tarde, com o fundo soberano Russo.

Mendes ainda levantou a possibilidade do Ministério da Saúde requerer essas doses para o Plano Nacional de Imunização. Caso isso ocorra, o Estado deverá ter o ressarcimento do montante investido.

“Se o Governo Federal pagar, essas vacinas vão para o PNI. Se ele não pagar, essas vacinas vão para os Estados que compraram. Chegando aqui, seguiremos o plano que já existe. Eu prefiro ficar com as vacinas, do que entregar ao PNI”, disse.

MIDIANEWS