Conectado por

Saúde

Melhores óleos para o cabelo


Compartilhe:

Publicado por

em

Para ter um cabelo saudável, brilhante, forte e bonito é importante fazer uma alimentação saudável e hidratá-lo e nutri-lo com frequência.

Para isso, existem óleos ricos em vitaminas, ômegas e outras propriedades que melhoram o aspeto do cabelo e que podem ser usados sozinhos, adicionados a produtos capilares ou comprados já preparados.

1. Óleo de argan

​O óleo de Argan é ótimo para ser usado em cabelos secos, quimicamente tratados e danificados pois ele possui propriedades hidratantes, deixando os fios sedosos, macios, brilhantes, hidratados e sem frizz. Ele é rico em vitaminas A, D e E, em antioxidantes e em ácidos graxos, que atuam na estrutura do fio de cabelo, nutrindo-os de forma eficaz e duradoura.

O óleo de Argan pode ser encontrado puro ou em shampoos, cremes, máscaras capilares ou séruns.

2. Óleo de côco

O óleo de coco é um ótimo tratamento natural para cabelo seco, pois contém gordura, vitamina E e óleos essenciais que hidratam e conferem brilho ao cabelo, fortalecendo-o.

Para hidratar o cabelo usando o óleo de coco basta aplicar no cabelo úmido mecha a mecha, deixando-o agir por cerca de 20 minutos e depois lavar o cabelo normalmente. Este procedimento pode ser realizado duas ou três vezes por semana para obter melhores resultados.

3. Óleo de rícino

O óleo de rícino é um óleo muito conhecido por tornar os cabelos mais belos, já que tem como propriedades nutrir os cabelos fracos, quebradiços, danificados e ressecados. Além disso, é ótimo para prevenir a queda de cabelo e diminuir a caspa.

4. Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia é rico em vitaminas, antioxidantes e ômegas e por isso é uma boa opção para hidratar, proteger os cabelos, diminuir o frizz e prevenir o aparecimento de pontas duplas. Além disso, este óleo deixa o cabelo mais brilhante e mais fácil de pentear.

5. Óleo de amêndoa

O óleo de amêndoas doces pode também ser usado para hidratar e dar brilho ao cabelo seco e quebradiço. Para isso, basta fazer uma máscara com óleo de amêndoas doces, aplicar no cabelo, deixar atuar e depois lavar.

Este óleo também pode ser usado depois de lavado, aplicando umas gotinhas nas pontas dos fios para evitar que surjam pontas duplas.

6. Óleo de alecrim

O óleo de alecrim pode ser utilizado para estimular o crescimento dos cabelos e também para combater a caspa, devido às suas propriedades antifúngicas. Para isso, podem-se colocar algumas gotas de óleo no shampoo, ou aplicar diretamente no couro cabeludo misturado com outro óleo e fazer uma massagem.

7. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é bastante eficaz no tratamento da caspa, melhorando a aparência do couro cabeludo e acalmando também a coceira. Para usufruir dos seus benefícios basta adicionar umas gotas ao shampoo regular e utilizar sempre que se lava o cabelo.

Receitas com óleos para um cabelo saudável

Os óleos acima referidos podem ser usados no cabelo sozinhos ou misturados com outros ingredientes ou óleos essenciais, de forma a potenciar o seu efeito.

1. Shampoo de ervas anti-caspa

Os óleos essenciais de eucalipto, alecrim e melaleuca têm propriedades antimicrobianas e ajudam a limpar e a tratar o couro cabeludo.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de vinagre de sidra;
  • 15 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 15 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 10 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 60 mL de shampoo natural suave;
  • 60 mL de água.

Modo de preparo

Misturar o vinagre de sidra com todos os óleos e agitar bem. De seguida deve-se adicionar o shampoo natural e a água e voltar a agitar até formar uma mistura homogênea.

2. Emplastro de mel amaciador

O mel, as gemas de ovos e o óleo de amêndoa criam um tratamento nutritivo e hidratante para o cabelo estragado.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoa;
  • 1 gema de ovo;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Bater o mel, o óleo de amêndoa e a gema de ovo e depois adicionar os óleos essenciais de alecrim e alfazema. Umedecer o cabelo com água morna e aplicar esta mistura no cabelo usando os dedos e de seguida deve-se cobrir o cabelo com uma touca de plástico e deixar atuar por cerca de 30 minutos. Depois do tratamento deve-se lavar bem o cabelo para eliminar todos os resíduos.

3. Shampoo para queda de cabelo

Um shampoo com óleos essenciais pode ajudar a estimular o crescimento do cabelo, principalmente se se realizar uma massagem depois de aplicar.

Ingredientes

  • 250 mL de shampoo natural sem odor;
  • 30 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 30 gotas de óleo de rícino;
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Misturar o shampoo natural com os óleos numa garrafa de plástico e massagear uma pequena quantidade no couro cabeludo sempre que se lavar a cabeça, evitando o contato do shampoo com os olhos. Deixar repousar o shampoo no couro cabeludo durante cerca de 3 minutos e por fim enxaguar bem com água.

Tua Saúde