Conectado por

Turismo & Laser

Melhores lugares do mundo para fazer mergulho


Compartilhe:

Publicado por

em

A prática do mergulho tem se tornado algo cada vez mais comum, não só no Brasil como no mundo todo. Os prazeres que o esporte proporciona, a facilidade com que cursos e certificações são oferecidos e o aprendizado em relação ao respeito com a natureza têm contribuído para essa popularização.  Afinal, quem não gostaria de flutuar no meio do oceano cercado por belas paisagens e tranquilidade?

Vale lembrar que os oceanos representam aproximadamente 65% da superfície terrestre, ou seja, não faltam lugares para praticar o esporte, sem contar os pontos de água doce. Pensando nisso, o Guia da Semana separou os melhores pontos de mergulho do mundo para você que quer ter experiências únicas de contato com a natureza.

Bonaire

Se você não é um mergulhador tão experiente e quer ver uma das paisagens mais lindas do mundo sem nenhum estresse, Bonaire é o seu lugar. O esquema funciona assim: além dos quartos e da alimentação, os hotéis oferecem uma caminhonete cheia de cilindros de oxigênio para você ir mergulhar aonde quiser na ilha. É praticamente um open de oxigênio comprimido.

Os 290 km² de ilha são cercados de praias por onde você caminha até afundar na água. É fácil, confortável e maravilhoso. A visibilidade chega aos 50m e o fundo é composto por corais e animais das mais variadas cores. O Parque Slagbaai oferece points imperdíveis e praias paradisíacas, como a Chikito. O naufrágio Hilma Hoocker serve de casa para barracudas e tem uma imagem impressionante.

Onde fica: Bonaire é uma província holandesa localizada no Mar das Caraíbas, costa da Venezuela.

Galápagos

Já imaginou ir para o lugar que inspirou Darwin a criar a teoria da evolução? Esse lugar existe, e se chama Galápagos. Não é por acaso que as duas melhores ilhas do arquipélago para mergulhar se chamam Wolf e Darwin. Se você quer mergulhar ao lado de animais selvagens, não existe um lugar no mundo melhor que Galápagos.

Leões-marinhos, Pingüins, Iguanas, Tubarões, Golfinhos e Tartarugas gigantes são apenas alguns dos companheiros de passeio que você terá por aqui. Se você olhar em volta, vai poder ver todas essas espécies ao mesmo tempo, dividindo um ambiente quase virgem à presença humana. O lugar não é indicado para principiantes, já que os mergulhos são um pouco mais profundos e a água é bem fria.

Onde fica: no Oceano Pacífico a aproximadamente 1000 km da Costa do Equador

Grande Barreira de Corais – Austrália

A barreira de corais mais famosa do mundo tem uma beleza tão grande quanto o seu risco de extinção. Os 350 km² de recifes coralinos abrigam uma infinidade de espécies de animais e plantas tais como tubarão, lula, polvo, peixes e anêmonas.

Para chegar até o local basta embarcar em algum dos iates e barcos catamarãs luxuosos e confortáveis que realizam o passeio diariamente. Para quem tiver uma graninha sobrando e for maluco por corais, compensa pagar um passeio um pouco mais caro para ir mais longe na barreira e fugir de aglomerações de mergulhadores.

Onde fica: entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné

Great Blue Hole – Belize

Quem disse que mergulho só vale a pena se for de cilindro é porque não foi ao Great Blue Hole em Belize. Aqui, basta uma máscara e um snorkel para aproveitar a clareza da água, a correnteza quase nula e a riquíssima vida marinha.

Quem quiser ir mais fundo vai entrar em uma experiência diferente de flutuar em um azul profundo. Se você não quiser mergulhar, visite o lugar mesmo assim. Uma vista aérea dessa maravilha natural já vale qualquer investimento.

Onde fica: 100 km mar adentro da Cidade de Belize, na América Central

Fernando de Noronha – Brasil

Claro que o nosso país não poderia ficar de fora da lista. Um dos destinos mais desejados por mergulhadores do Brasil e do mundo está localizado no litoral de Pernambuco e se chama Fernando de Noronha. As 21 ilhas que compõem o arquipélago são um verdadeiro paraíso natural de águas claras e vida abundante.

Golfinhos (alguns de espécies raras), arraias, naufrágios e muito mais podem ser vistos por aqui. Alguns mergulhos são tranquilos e podem sair da praia mesmo. Outros só podem ser realizados de barco e afastados da costa, mas oferecem mais vida selvagem.

Onde fica: nordeste de Recife

Bahamas – Atlântico Ocidental

Além de abrigar tudo o que um mergulhador procura, as Bahamas, assim como Bonaire, ainda oferecem um charme especial para os friorentos. O clima e a temperatura da água são agradáveis para o mergulho, exigindo no máximo uma roupa fina.

Outro fator importante é o de que você não vai precisar se preocupar com nada por aqui. A infraestrutura de passeios aos melhores points é completa e a bordo de ótimas embarcações. Tubarões, golfinhos, túneis e cavernas estão entre as atrações do local. O problema de ser tão fácil é que os pontos podem ficar lotados.

Onde fica: ao note de Cuba no Oceano Atlântico

Bunaken  – Indonésia

Bunaken pode ser considerado um dos fundos de oceano mais coloridos de todo o mundo. A grande atração aqui é a paisagem e os pequenos animais que moram em meio aos corais. Moreias, enguias e cobras do mar se apresentam nas cores mais vivas possíveis.

parque nacional traz uma das águas mais claras entre os destinos, podendo chegar aos 40 metros. Quem for mergulhar de cilindro tem que tomar cuidado pra não ir para o fundo sem perceber.

Onde fica: nordeste da ilha de Sulawese

Por Ezio Jemma
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *