Conectado por

Rondônia

MEIO AMBIENTE: Sema realiza Ecoblitz de Prevenção as Queimadas


Compartilhe:

Publicado por

em

A Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), por meio da Brigada Municipal, realizou, nesta quinta feira (27/6), uma Ecoblitz Educativa da Campanha de Prevenção e Combate as Queimadas, envolvendo alunos e professores da Escola Estadual Marechal Castelo Branco, localizada na região central de Porto Velho.

A campanha faz parte do Programa Porto Velho Sem Fogo, realizado pela Sema, com objetivo de reduzir os índices de queimadas, buscando a retirada do município de Porto Velho do arco do fogo.

De acordo com a chefa da Brigada Municipal, Carmem Cristina, as queimadas já atingem a maioria dos bairros da capital, são sintomáticas, tanto para o meio ambiente como para a saúde da população. Nos últimos meses de abril, maio, e junho, o total de ocorrências de incêndios, registradas pela Brigada Municipal, ultrapassam 170. Os bairros com maior incidência continuam sendo o Jardim Santana e o Planalto, localizados na zona Leste da cidade.

Atividade

Numa parceria da Brigada Municipal (Sema) com a escola Castelo Branco, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, foi organizada a paralisação dos veículos, na Avenida Farquhar, em frente a escola, e distribuídos materiais educativos, Foram adesivados cerca de 300 veículos, com abordagem sobre os problemas decorrentes das queimadas para o meio ambiente e a saúde da população.

Na ação educativa, de acordo com a professora Aleimar Fonseca, os alunos do projeto ‘Com Vidas’ e do grêmio estudantil foram capacitados pela Brigada Municipal sobre os procedimentos a serem realizados na Ecoblitz, bem como, informações sobre as queimadas para subsidiar na hora da abordagem educativa. “Essas ações de extensão escolar ajudam o aluno a exercitar sua cidadania e amplia a experiência em produzir e disseminar conhecimentos sobre o meio ambiente”.

Para a coordenadora do programa ‘Porto Velho Sem Fogo’, Benedita Nascimento, a Prefeitura atua com a proatividade no combate as queimadas, com ações educativas. O trabalho contribui com a sensibilização e mobilização social da comunidade, com intervenções realizadas no âmbito da agenda de educação ambiental, visando coibir a prática das queimadas.