Conectado por

Aripuanã

“Mega Blitz” educativa orienta moradores de Aripuanã sobre os cuidados no trânsito

Publicado por

em

Iniciativa integra ações do Programa “Siga Seguro: tem sempre alguém esperando você voltar”

Na última semana de novembro, quem transitou pela Avenida Dois de Dezembro, no centro de Aripuanã, certamente observou ou foi abordado por um dos alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Francisco de Assis, que repassavam alertas e orientações sobre a importância e os benefícios de um trânsito mais consciente e seguro. A ação é reflexo do trabalho realizado pela turma desde maio deste ano, por meio do Programa “Siga Seguro: tem sempre alguém esperando você voltar”, desenvolvido pela Nexa em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Aripuanã (Conseg). O objetivo é simples, mas o resultado pode mudar vidas: busca promover e ampliar a cultura de segurança no trânsito e, consequentemente, contribuir com a redução do número de acidentes graves e fatais na região.

Durante a blitz, que também contou com o apoio da Polícia Militar, os estudantes abordaram ciclistas, pedestres, motociclistas ou motoristas. Na ação, eles lembraram a importância do respeito às normas de trânsito e entregaram panfletos com várias dicas de comportamento seguro.

Para Daniela Gurgel, gestora de Comunicação do Observatório Nacional de Segurança Viária, o desempenho dos alunos mostrou que eles absorveram a proposta do programa e serão multiplicadores dessa nova cultura de respeito no trânsito. “Eles internalizaram efetivamente a fala do comportamento seguro. A cada condutor que passava pela blitz de forma errada, com capacete solto, motociclistas de chinelo, motoristas sem cinto de segurança ou transportando crianças sem cadeirinha, tudo isso indignava os alunos. Foi possível avaliar o quanto eles aprenderam com todas as ações propostas”, explica.

Para a estudante Eduarda Graebin, de 16 anos, participar das ações do Siga Seguro foi algo muito gratificante e produtivo. “Foi uma experiência nova e satisfatória porque as pessoas que estavam envolvidas contribuíram bastante, foram gentis e atenciosas com nós alunos.”, comenta.

Homenagem como reconhecimento – Depois da ação nas ruas, o pátio da Escola São Francisco de Assis foi o cenário onde a professora Gisele Aparecida Ferreira e seus alunos foram homenageados pelos esforços em prol da segurança no trânsito. A instituição de ensino e demais envolvidos também foram reconhecidos por abraçarem o programa. Além de medalhas, placas e troféu, a escola recebeu ainda um projetor para auxiliar professores e alunos na apresentação de trabalhos e palestras.

Para a professora Gisele o programa ajudou os alunos a enxergar de forma diferente o significado de um “trânsito seguro”. “Nos sentimos honrados em ter participado do programa e dado uma perspectiva de trânsito diferente para os nossos alunos, uma observação melhor do trânsito da nossa cidade e até mesmo de fora”, diz.

No decorrer da semana, outras ações do Siga Seguro também aconteceram na cidade, como diálogos de segurança com empregados, próprios e terceiros, que atuam na implantação do Projeto Aripuanã. Na Escola Estadual Dom Franco Dalla Valle, localizada no Distrito de Conselvan, foi realizada uma roda de conversa com cerca de 40 alunos. O objetivo foi conhecer a percepção deles sobre o risco de trânsito dentro da realidade local. Na ocasião, foram destacadas diversas situações, como o perigo de dirigir ou pilotar sem habilitação, o cuidado necessário nos cruzamentos, o uso do capacete, entre outras situações simples, mas que possuem riscos e devem ser evitadas.

De acordo com Sabrina Tenello, analista de Desenvolvimento Local e Projetos Sociais da Nexa, as ações estão alinhadas ao Programa de Segurança Viária, constituído a partir do Plano Integrado de Socioeconomia, resultado do processo de caracterização do município. “Para a Nexa, segurança é um valor inegociável, dentro e fora do ambiente de trabalho. O nosso objetivo é promover a conscientização da população e dos empregados sobre a necessidade da construção de um trânsito seguro para a preservação da vida, o que é positivo para todos nós enquanto comunidade”, avaliou.

O Siga Seguro está inserido no eixo de atuação de Gestão Pública e Participação Social da estratégia de Projetos Sociais adotada pela Nexa, em Aripuanã, e contribui para o fortalecimento da cidadania e o protagonismo da sociedade civil.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *