Conectado por

Educação

MEC divulga calendário do Sisu 2021


Compartilhe:

Publicado por

em

Com inscrições em 6 de abril, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está aberto para que os interessados consultem quais são as 209.190 vagas disponíveis, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 instituições públicas de educação superior.


Para participar, o interessado precisa ter feito o Enem 2020, cujas notas foram divulgadas na noite de segunda-feira (29) e estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).


Tradicionalmente com divulgação dos resultados do Enem em janeiro e seleção do Sisu também no mesmo mês, os prazos foram alterados em 2021 por causa da pandemia da covid-19, que modificou toda a rotina entre estudos, emprego e até de convívio social.

Como se inscrever?

Os interessados em concorrer a uma das vagas disponíveis precisam ficar atentos aos prazos de inscrições para o SISU 2021.

A seleção do programa é feita com base na nota final do candidato obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não ter zerado a prova de redação ou realizado o Enem na condição de treineiro.


Depois destes critérios, o inscrito precisa indicar dois cursos que tem desejo de concorrer, na virada de um dia para o outro, o sistema do Inep atualiza a nota de corte (mínimo para ser selecionado) e aqueles candidatos que não estão dentro da seleção podem optar por mudar as opções ou permanecer para a lista de espera.


O cronograma do Sisu 2021 será o seguinte:


  • Inscrições abertas entre de 6 a 9 de abril;

  • Resultado da chamada única: 13 de abril;

  • Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;

  • Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.

 

Assessoria