Conectado por

AL/MT

Max Russi enaltece a importância dos Agentes de Saúde em evento virtual


Compartilhe:

Publicado por

em

COMEMORAÇÃO
No Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde, Max Russi enaltece a importância dos profissionais em evento virtual

O Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso, comemorado em 10 de julho, foi celebrado pelo curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS-MT) com uma live especial. O evento virtual realizado no último sábado (10.07) contou com a participação de alunos do curso, do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado estadual Max Russi, e do professor Victor Cruz, que falou sobre a Teoria na Prática. A live pode ser acessada no canal do Youtube do curso TACS-MT.

Idealizador do curso de qualificação aos agentes, realizado pela ALMT, por meio da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA) e apoio do Governo do Estado, Prefeituras e Secretarias Municipais, o deputado defendeu a maior valorização aos profissionais e fortalecimento de ações da saúde básica. Max preside a Câmara Setorial Temática (CST) que trata dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Mato Grosso na Casa de Leis.

“Tenho buscado cobrar das Prefeituras e do Tribunal de Contas do Estado mais ações que valorizem os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias de Mato Grosso, responsáveis pelo primeiro atendimento de saúde das famílias, tão importantes para a saúde básica”, frisou o parlamentar.

Segundo ele, a categoria ainda luta por melhores condições salariais e efetivação como servidores públicos em muitos municípios mato-grossenses. “A efetivação e regularização da profissão é necessária para que os agentes consigam segurança jurídica e não tenham dificuldades na aposentadoria”, justificou Max Russi, salientando que desde o início da carreira política, vem realizando trabalho de apoio e reconhecimento da categoria dos agentes.

“Coloco-me à disposição para ouvir e debater as pautas que tiverem e vou continuar contribuindo na Assembleia Legislativa, trabalhando em prol dessa categoria tão importante para a saúde pública, que precisa de uma maior atenção”, reiterou o presidente da ALMT.

Max também lembrou que o curso TACS-MT está sendo um sucesso e que tem recebido muitas mensagens de agradecimento dos profissionais pela oportunidade de se qualificar e de realizar um atendimento melhor para as famílias. “Muitos que não tiveram essa oportunidade podem contar conosco, vamos sempre lutar pela categoria”, completou, ao agradecer a presença de todos os alunos na live, do prefeito de Jangada, Rogerinho, e de alguns vereadores.

A live também teve a participação do relator da CST, Carlos Eduardo, que deixou sua mensagem a todos os profissionais.

Importância do EAD

Professor do curso, o cirurgião-dentista Victor Cruz ressaltou a importância do Ensino a Distância (EAD) para a educação no país e de como a pandemia contribuiu para a solidificação desse método de ensino.

“A educação a distância sempre foi a solução para muitos problemas que temos em educação no Brasil, justamente por ter a capacidade de democratizar o acesso e o ensino. Na pandemia, isso ficou ainda mais evidente, porque na dificuldade do contato social, podemos continuar com a EAD”, observou o professor da Residência Educação, parceira do Instituto Brasil Adentro (IBA).

Ainda conforme o professor, que atua há 13 anos no sistema EAD, um dos desafios do método é orientar os alunos sobre a Teoria na Prática, tema do seu bate-papo. “É um desafio tentar passar, de forma leve e orgânica, o conteúdo para que possam entender e aplicar na profissão. É uma missão que gosto bastante e tenho recebido respostas muito positivas dos alunos, que nos motivam a nos tornarmos melhores”, opinou.

Alunas do curso, as Agentes de Saúde Alice Quintanilha e Veronice Almeida representaram os 1.200 colegas de profissão também estudantes, com depoimentos sinceros e emocionantes durante a live.

Para Veronice, a Verô, que comemorou aniversário de 50 anos na sexta-feira (09.07), ser escolhida para falar no evento foi um presente. “Representar meus colegas aqui falando um pouco sobre a profissão e o curso é um presente. Sou agente de saúde há 16 anos, não é fácil, saímos no sol, na chuva, nos deparamos com doenças contagiosas, mas nós fazemos por amor”, declarou.

Em seu relato, a Agente Comunitária de Saúde de Poconé, afirmou ainda sobre a contribuição do curso para a profissão. “Somos o elo entre a saúde e a comunidade, escutamos os problemas diários dos pacientes, os relatos sobre as doenças, presenciamos as alegrias e as tristezas. Participar do curso técnico está contribuindo para levar conhecimento para essas pessoas e isso é uma alegria imensa para mim”, disse.

Já Alice Quintanilha, que além de estudante do curso, também contribui com apoio aos colegas na cidade polo de Tangará da Serra, reforçou que a qualificação ajudou na união da categoria. “O curso TACS veio agregar e transformar a nossa região que estava esquecida e também contribuir para a união da classe dos agentes. Todos estão empolgados com as aulas e assim que possível, dispostos a saírem de suas cidades para participar das aulas presenciais em Tangará da Serra”.

O polo de Tangará da Serra engloba os municípios de Juína, Nortelândia, Sapezal, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Porto Estrela, Colniza e Arenápolis. “Estamos muito satisfeitos com os professores, conteúdos e materiais didáticos. Havia muito tempo que não tínhamos um curso de capacitação com excelência de nível superior”, finalizou Alice.

Semana Comemorativa

A semana comemorativa ao Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso contou com quatro lives, sendo uma de lançamento, em 30 de junho, e mais três nos dias 06, 08 e 10 de julho. A live do dia 08 teve a participação do palestrante José Emílio, que falou sobre o tema “Uma marca chamada você”, e das alunas TACS-MT, Márcia Terra, do polo de Sorriso, e Suely Sales, do polo de Rondonópolis. Todas as lives foram apresentadas pela jornalista Luciane Mildenberger.

Voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), de Mato Grosso, a capacitação conta com módulos semipresenciais, em formato virtual, e atividades presenciais (que estão suspensas no momento devido à Covid-19) realizadas nas cidades polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o aluno terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Fotos: Reprodução/Arquivo
Assessoria
Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento