Conectado por

Direto de Brasília

Mauro Nazif apresenta projeto para impedir a privatização do SUS


Compartilhe:

Publicado por

em

 Na manhã desta quarta-feira, 27, foi publicado no Diário Oficial da União, o decreto presidencial de nº 10.530/20, que abre caminho para privatização das unidades básicas de saúde em todo o país. O deputado federal Mauro Nazif considera inadmissível que o Governo Federal queira privatizar a atenção primária à saúde.

    O parlamentar apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 466/2020, que suspende os efeitos do decreto presidencial. “Não podemos aceitar de maneira alguma esse tipo de ação, além de ser inconstitucional, pois fere o art. 196 da CF/88, a medida não atende ao interesse público, pois são os brasileiros mais necessitados  que dependem do Sistema Único de Saúde – SUS, que deve permanecer sendo um serviço público, gratuito e universal. Ao contrário, esperava-se que houvesse o fortalecimento do SUS, principalmente agora, quando vimos a importância do sistema para lidar e atender a população na pandemia do coronavírus”, destaca Nazif.

     Mauro defende que o Congresso Nacional suspenda o decreto presidencial e reitera, “Se não o fizermos, estará aberta uma perigosa porta para o início de um processo de privatização da saúde pública brasileira, resultando em prejuízos incalculáveis para a população. Defender o SUS é defender os interesses dos brasileiros”.

Assessoria