Conectado por
Governo de Rondônia

Geral

Mato Grosso teve 38 casos de feminicídio em 2018

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Lei do Feminicídio completa quatro anos nesta semana. É a primeira vez que a Secretaria de Segurança do estado faz o levantamento.

O estado de Mato Grosso registrou 38 casos de feminicídio entre janeiro e dezembro de 2018. O dado faz parte de um levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública junto às delegacias. Esta foi a primeira vez que um levantamento semelhante foi feito pelo órgão.

Os casos de feminicídios identificados representam 4% do total de homicídios registrados no estado durante o ano passado, que foram 916.

Já em relação ao total de homicídios de mulheres, que foram 82 entre janeiro e dezembro, os feminicídios correspondem a 46% dos casos.

Mortes de mulheres no país

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o G1 publicou um levantamento sobre mortes de mulheres no Brasil com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os números apontam que houve uma ligeira redução no número de mulheres assassinadas em 2018, mas que os registros de feminicídio cresceram em relação ao ano anterior.

 Brasil tem queda de homicídios dolosos de mulheres, mas registros de feminicídio têm crescido — Foto: Foto: Rodrigo Cunha/G1

Brasil tem queda de homicídios dolosos de mulheres, mas registros de feminicídio têm crescido — Foto: Foto: Rodrigo Cunha/G1

São 4.254 homicídios dolosos de mulheres, uma redução de 6,7% em relação a 2017, quando foram registrados 4.558 assassinatos – a queda é menor, porém, que a registrada se forem contabilizados também os homens.

Já em relação aos casos de feminicídio, ou seja, em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero, houve aumento de 12%. Foram 1.173 registros no ano passado, ante 1.047 em 2017.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Cai o nº de homicídios de mulheres, mas casos de feminicídio crescem no Brasil

Cai o nº de homicídios de mulheres, mas casos de feminicídio crescem no Brasil