Conectado por

Mato Grosso

Mato Grosso tem 3,5 mil casos de síndrome respiratória neste ano, aponta SES


Compartilhe:

Publicado por

em

Mato Grosso tem mais de 3,5 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), um dos principais sintomas de agravamento do coronavírus (Covid-19).

P U B L I C I D A D E

A SRAG, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, é uma doença respiratória que exige internação e é causada por um vírus, seja ele o novo coronavírus, a influenza ou outro.

Mato Grosso tem 3,5 mil casos de síndrome respiratória neste ano — Foto: Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso

Mato Grosso tem 3,5 mil casos de síndrome respiratória neste ano — Foto: Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso

De acordo com o último boletim divulgado nesse domingo (7) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 3.516 mil pessoas foram hospitalizadas, de 1º de janeiro até domingo. Um gráfico divulgado pela secretaria mostra que houve aumentou em março e pico em junho.

No entanto, a pasta não detalhou quantos casos, desses 3,5 mil, foram confirmados como Covid-19.

A SES esclarece que o número de casos de SRAG em Mato Grosso é menor do que a quantidade de casos confirmados de Covid-19 porque são realizados testes em pessoas em contatos com infectados pelo vírus SARS-CoV-2, que não passaram por uma unidade hospitalar.

Essa situação faz com que não haja notificação de SRAG por parte das unidades de saúde e notificação direta de Covid-19 por parte da vigilância municipal.

A secretaria ressalta ainda que segue as orientações do Ministério da Saúde na realização desses exames, por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Casos de Covid-19

A SES-MT notificou, até a tarde deste domingo, 4.033 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 113 óbitos em decorrência do coronavírus no estado. As 12 mortes mais recentes envolveram residentes de Cáceres, Sinop, Cuiabá, Primavera do Leste e Poconé.

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br