Conectado por

Festas & Eventos

Mato Grosso apresenta potencial turístico do estado na maior feira do setor


Compartilhe:

Publicado por

em

Há alguns anos atuando de maneira tímida na Abav Expo, maior evento do setor de viagens e turismo do Brasil, Mato Grosso estará presente de forma ostensiva a partir da próxima quarta-feira (26) no evento, que acontece em São Paulo durante três dias. O estado terá, além do estande tradicional do Ministério do Turismo, uma Arena da FIT Pantanal (em formato de fórum), três palestras na Vila do Saber, horários nas rodadas de negócio e nos encontros da Embratur, e coletivas de imprensa.

P U B L I C I D A D E

Segundo o secretário adjunto de turismo Jaime Okamura, a oportunidade veio após o cancelamento da FIT Pantanal 2018, que aconteceria em maio deste ano, mas não foi viável por falta de recursos. “A promotora da Expo Abav foi à Confederação Nacional do Comércio (CNC), e foi lá pedir apoio, patrocínios, aquela coisa toda. E lá ela ficou sabendo que a CNC apoia a realização da FIT Mato Grosso. E o tema deles deste ano é a ‘Conectividade com o Ecoturismo’. Eles conversaram e perguntaram: porque não levar a FIT para a Abav? Porque o tema tem a ver com o tema da ABAV 2019”, conta o secretário.

Jaime recebeu com bons olhos o convite, e afirmou que, para que desse certo, precisaria de um espaço bom para o estande, de trabalhar a rodada de negócios nacionais, de espaço para as rodadas internacionais e espaço de três palestras na Vila do Saber. Todas as prerrogativas foram atendidas.

Jaime Okamura (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Mato Grosso terá, então, um espaço de 50 metros quadrados, onde ficará uma Arena multiuso, com telões. Cada destino do estado terá um horário para se apresentar ao público presente, com vídeos e apresentações culturais.

Na rodada de negócios, por sua vez, o estado também terá horários específicos. Para que os empresários estivessem preparados para as negociações, o governo, junto ao Sebrae, promoveu uma capacitação. “Temos a preocupação que eles estejam capacitados para negociar. [Por isso] a gente explicou o processo de tarifação, apresentação, ou seja, as condições mínimas”, explica Robson Quintino, superintendente de política de turismo da Seadtur.

Robson (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Na Vila do Saber, espaço dedicado a palestras, Mato Grosso vai apresentar painéis sobre “Como vender o Pantanal nas quatro estações”; “Observação de pássaros” e “Etnoturismo”. Segundo Jaime, todas as vagas para assistir às palestras já foram preenchidas.

O estado também vai participar de duas apresentações organizadas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). “Como é a primeira vez que a gente está levando com agressividade no mercado ainda não sabemos [os resultados concretos], mas nas palestras já não tem mais vagas; nas duas rodadas de negócios também não; e nas [apresentações da] Embratur também. E apareceram novos mercados, que não esperávamos, da Grã-Bretanha, Estados Unidos e Alemanha”, comemora Jaime.

Uma das entidades parceiras do governo é a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis. Segundo a superintendente Vanice Marques, um grupo de hoteleiro viaja para a feira para participar. “A ABAV é uma Feira que tem como foco divulgação e promoção, ela está mudando um pouquinho o formato, a partir deste ano eles estão trabalhando mais a parte de rodada de negócios, onde você pode apresentar o destino com toda sua potencialidade e estrutura, e isso que a gente quer oferecer”, afirma.

Vanice (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)
 
Painel Pantanal

Ainda durante a ABAV Expo, está prevista a realização de um painel com a presença as entidades relacionadas ao Pantanal, comandado pela presidente da Embratur, Teté Bezerra, com a presença de ministros do turismo do Paraguai, Bolívia, representantes do governo do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, países e estados que englobam o bioma, além da Embrapa Pantanal, Centro de Pesquisa do Pantanal e representantes do Conselho da Biosfera.

“A ideia é juntar esse grupo nesse painel, e discutir pela primeira vez o que cada um está fazendo”, explica Jaime. “A partir desse painel faremos uma carta de intenção, em que essas entidades, a partir daí, deverão começar a se reunir em outros encontros para promover e divulgar o turismo falando uma linguagem só, principalmente a nível internacional”, finaliza.

A 46ª Abav Expo acontece em São Paulo, de 26 a 28 de setembro, no Anhembi. Em 2017, foram mais de 23 mil participantes, mais de 1100 marcas expositoras, e mais de 600 profissionais da imprensa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br