Conectado por

Rondônia

Marinha proíbe navegação noturna para comboios devido baixo nível do Rio Madeira em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Para evitar acidentes com embarcações, devido o aparecimento de pedras e bancos de areia no Rio Madeira, a Delegacia Fluvial de Porto Velho publicou uma portaria proibindo a navegação noturna para comboios e barcos com calados acima dos 2,3 metros.

P U B L I C I D A D E

Segundo a Delegacia Fluvial, o alerta vale até janeiro de 2019 devido o regime de seca do Rio Madeira. Na portaria, a Marinha indicou latitudes e longitudes dos locais críticos e das regiões navegáveis.

“Essa é uma recomendação que a Marinha emite todos os anos, nos períodos em que o rio atinge níveis críticos de profundidade”, explicou um representante da Delegacia Fluvial.

De acordo com o órgão, considerando a permanência do nível do rio abaixo dos quatro metros, é preciso que as embarcações tenham muito cuidado ao trafegar pelo Madeira.

Viagem de Porto Velho a Manaus está com atraso de até um dia, segundo marítimo (Foto: Toni Francis/G1)

Viagem de Porto Velho a Manaus está com atraso de até um dia, segundo marítimo (Foto: Toni Francis/G1)

Segundo as empresas de embarcações, os marítimos, responsáveis por guiar os barcos, já estão acostumados com a situação. “Todos os cuidados são tomados”, disse um marítimo, acrescentando que, devido os desvios e precauções, algumas viagens têm atrasos consideráveis. “De Porto Velho a Manaus, por exemplo, o atraso pode chegar a um dia”, avaliou.

Além do alerta às empresas de embarcações, a Marinha informou que tem realizado patrulha pelo rio para fiscalizar e orientar sobre os riscos da navegação no Madeira, principalmente no período da noite.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br