Conectado por

Amazonas

Manaus inicia aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 em idosos que vivem em instituições


Compartilhe:

Publicado por

em

Manaus iniciou nesta quarta-feira (15), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Idosos que vivem na Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas foram os primeiros contemplados. A programação da prefeitura inclui, ao todo, sete instituições de longa permanência.

Segundo a secretária de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, somente a partir do dia 17 deste mês, próxima sexta-feira, todos os idosos a partir de 70 poderão ser contemplados com a terceira dose. No total, serão 48 postos de vacinação devem funcionar de 9h às 19h, a partir de sexta-feira, para aplicar a dose de reforço em todos os idosos de 70 anos ou mais, e seguir com a imunização da primeira e segunda doses.

“Vale lembrar que a terceira dose somente será aplicada em quem estiver com seis meses após tomar a segunda dose. A pessoa completou o esquema vacinal com as duas doses, tem que esperar seis meses para tomar a terceira”, explicou a secretária.

Após vacinar os idosos da Fundação Doutor Thomas, que possui cerca de 116 institucionalizados, a secretária disse que as equipes devem percorrer as outras seis casas de idosos.

De acordo com a prefeitura, nesse primeiro momento, serão vacinados os aproximadamente 300 idosos que vivem em instituições e, a seguir, os mais de 60 mil idosos de 70 anos ou mais já vacinados com as duas doses, que começam a ser atendidos nos pontos de vacinação. Eles são vacinados com o imunizante da Pfizer

G1 conversou com a idosa Dina Costa, de 74 anos. Ela foi uma das primeiras a receber a dose de reforço. “Estou muito feliz. Já tomei a primeira, segunda e agora a terceira dose . Estou protegida, protegendo meus amigos, que moram aqui, e agora podemos ter um pouco mais de liberdade. Antes, não podíamos nem sair do nosso quarto, todo tempo trancada, almoçava e jantava no quarto e agora já podemos andar aqui dentro”, disse.

G1.globo.com

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento