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Manaus é apontada como a pior capital do país para se andar de bicicleta


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Com apenas 0,85% da malha viária destinada aos ciclistas, Manaus é a pior capital do país para se andar de bicicleta. Uma pesquisa comparou o espaço destinado para carros e para bicicletas nas capitais brasileiras. A média nacional é de 3,1% de malha cicloviária destinada a bicicletas no país.

P U B L I C I D A D E

A analista de planejamento, Karina Souza, vai e volta de bicicleta para casa, há dois anos. São cerca de nove quilômetros percorridos. Ela perdeu 62 Kg por conta do novo hábito que ela adotou.

“Às vezes eu penso em desistir, mas Deus me lembra. Para chegar onde eu cheguei, vale a pena desistir? Ai eu digo ‘não vale’. Então eu subo na minha bicicleta e venho trabalhar e eu volto também”, conta.

Na capital, próximo de alguns trechos das ciclovias, é necessário parar e descer da bicicleta para empurra-lá. É o caso da ciclovia que fica na Avenida Álvaro Botelho Maia, que liga a Zona Centro-Sul a Zona Oeste.

“Vai fazer o quê? A gente tem que se acostumar com o que tem, né?”, reclama o estudante, Bruno Santos.

O Poder Executivo Municipal destaca a expansão de rotas que estimulam o uso das duas rodas. Há pouco mais de um ano, o projeto de bicicleta compartilhada que possui 14 estações, já realizou mais de 12 mil viagens em Manaus. São 8.600 pessoas cadastradas.

Especialistas analisam novos pontos para o “Manôbike“, que é o projeto de compartilhamento de bicicletas em parceira entre a Prefeitura de Manaus, a Hapvida e as empresas Samba e Mobilicidade.

De acordo com Cláudio Guenka, diretor do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) está sendo realizado um estudo para que o projeto de ciclovias possa se expandir em Manaus.

“Estamos estudando com a empresa detentora do sistema ‘manôbike’, a expansão sim, para outras localidades para cidade de Manaus. Nós precisamos fazer um sentido de interligação entre as estações. É importante que o ciclista ou usuário, ao retirar uma bicicleta, ele saiba o ponto que ele pode transpôr ou chegar, para deixar a sua bicicleta com segurança. Um projeto bem realizado, estudado tecnicamente aliado a um plano cicloviário atualizado, é que vai fazer da cidade de Manaus um polo atrativo para o uso dessa modalidade”, explicou

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