Conectado por

Mato Grosso

Mais de 24 mil pessoas já foram vacinadas no Estado


Compartilhe:

Publicado por

em

Na primeira semana da campanha de imunização contra a gripe influenza, Mato Grosso vacinou 24.019 pessoas o que representa 3,6% da população alvo que é de 666.364, em todo o Estado. No país, o primeiro balanço de vacinação mostra que, até 27 de abril, cerca de 4,7 milhões de indivíduos foram vacinados.

P U B L I C I D A D E

Na última sexta-feira (27), o Estado recebeu mais 42 mil doses de vacina contra a gripe. Com isso, subiu para 481 mil doses da vacina recebidas pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT), desde o início da campanha nacional de vacinação, que começou no último dia 23 de abril.

Até o fim da campanha, em 1º de junho próximo com o dia “D” em 12 de maio, o Estado espera receber um total de 850 mil doses. Fazem parte do grupo prioritário idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A escolha segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

No Estado, já foram notificados 102 casos da doença. Desse total, 15 são óbitos, o que corresponde a 14,70% do total de casos suspeitos. Na última semana, teve início a campanha de vacinação contra a doença. Porém, as doses chegaram a faltar em alguns postos de saúde do Estado. Um novo lote estava previsto para chegar ainda ontem.

Do total de mortes, uma foi confirmada como gripe influenza “A” não subtipado (6,66%), uma por influenza “A” por H1N1 (6,66%), uma por influenza “B” (6,66%), seis por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificado (40%) e outros seis óbitos (46,66%) estão sob investigação. Os casos suspeitos são investigados pelo Lacen. Os resultados devem ser divulgados em até 28 dias.

Segundo Ministério da Saúde (MS), a vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br