Conectado por

Featured

Mais de 1,5 mil veículos com excesso de carga são flagrados na BR-163 em MT


Compartilhe:

Publicado por

em

Em operação desde 1º de outubro, o Posto de Pesagem Veicular na BR-163 flagrou 1.560 veículos de carga trafegando com excesso de peso.

P U B L I C I D A D E

O número representa 11,4% do total de mais de 13,6 mil aferidos na unidade. Responsável pela fiscalização, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu 184 autos de infração aos condutores flagrados com excesso de peso nos veículos.

A unidade foi construída pela concessionária Rota do Oeste, que administra o trecho, no km 108, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Conforme dados da concessionária, o tipo de excesso de carga mais flagrado foi o por eixo. Ao todo, o posto registrou 126 toneladas a mais distribuídas nos veículos nas duas primeiras semanas de outubro. Já o excesso no Peso Bruto Combinado (PBT) foi de 66 toneladas.

Durante os primeiros dias de fiscalização, atuou no posto de pesagem de Rondonópolis a equipe técnica da ANTT da regional Centro Norte e profissionais de outras unidades do país que trabalham com postos em rodovias.

Fiscalização

Construído pela concessionária que administra a rodovia, o Posto de Pesagem Veicular conta com duas balanças aferidas e aprovadas pelo Inmetro e ANTT.

Na primeira, a ‘seletiva’, a fiscalização é dinâmica e não há necessidade de parada pelo motorista.

Por meio de sensores localizados às margens da pista, a quantidade de carga transportada é pesada, conforme o modelo do veículo e sua capacidade.

Caso seja identificada a possibilidade de sobrepeso, é emitida sinalização específica e o condutor orientado a direcionar-se para a segunda balança, que efetuará a medição do peso exato do veículo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br