Conectado por

Rondônia

Luiz Cláudio e Hildon Chaves inauguram terminal hidroviário do Porto Cai N´Água


Compartilhe:

Publicado por

em

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15, a inauguração oficial do terminal hidroviário Porto do Cai N´Água, na capital. Interditado desde a fatídica enchente do rio Madeira de 2014, o terminal foi completamente reconstruído e remodelado.
A obra foi executada mediante a intervenção do deputado federal Luís Cláudio-PR que conseguiu a liberação de R$ 3,8 milhões no Ministério dos Transportes para investir na recuperação do terminal. O reparo foi efetuado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O porto atende a população ribeirinha e opera também com cargas de pequeno porte.
A recuperação do terminal foi executada em parceria com a administração municipal de Porto Velho que realizou também o trabalho de limpeza e de recuperação das ruas no entorno do terminal hidroviário para garantir melhores condições de trabalho aos estivadores e para oferecer mais segurança no embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.
De acordo com o Deputado Luiz Cláudio, esse terminal é muito importante para as comunidades ribeirinhas de Porto Velho e assim que recebeu o pedido de apoio para a recuperação em seu gabinete, em Brasília, não mediu esforços para alavancar recursos que pudessem garantir a reconstrução do terminal, que foi muito prejudicado com a enchente de 2014.
“É muito gratificante poder entregar uma obra de tamanha importância para a nossa população ribeirinha e para toda a nossa Porto Velho. Esta foi uma das nossas lutas em Brasília junto ao Ministério dos Transportes. Foram mais de 3 milhões investidos para que hoje pudéssemos entregar essa importante obra”, disse Luiz Cláudio.
O prefeito Hildon Chaves destacou a importância da parceria entre a prefeitura e o Ministério dos Transportes para a recuperação do Terminal Hidroviário e agradeceu o apoio da bancada federal, em especial ao deputado Luiz Cláudio pela incansável luta pela liberação dos recursos. Hildon destacou ainda o trabalho realizado pelos servidores da administração municipal para garantir o pleno acesso ao porto, salientando importância da integração entre a população, proporcionada a cada saída ou chegada ao terminal.
A solenidade contou ainda com a presença do Senador Acir Gurgacz (PDT), representantes do Dnit, vereadores e a população em geral.
De acordo com o responsável pela obra, Pepeu Desmarest, do Dnit, esta é a segunda reforma realizada nas estruturas navais do terminal hidroviário desde que foi construído. “Desta vez, o trabalho incluiu, entre outros itens, o reforço de cabos de aço para dar sustentação ao terminal. A garantia de vida útil desses cabos é de, pelo menos, 20 anos, evitando assim, que se rompam devido a força e o volume da água, a exemplo do que ocorreu na enchente de 2014”, observou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br