Conectado por

Direto de Brasília

Livro da série Arquivo S tem lançamento na Bienal de São Paulo


Compartilhe:

Publicado por

em

O Senado lançou na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, nesta sexta-feira (10), o terceiro volume da série Arquivo S — O Senado na história do Brasil. As publicações reúnem textos jornalísticos das equipes do Jornal do Senado e da Agência Senado, narrando episódios importantes do passado a partir de uma visão que não costuma aparecer nos livros de história: a dos senadores da época. Os fatos históricos são narrados a partir de documentos sob a guarda do Arquivo do Senado.

— Vendo esses episódios pela perspectiva dos senadores, percebemos que as questões políticas não são abstrações — afirma o jornalista Ricardo Westin, um dos autores dos livros.

O diretor da Secretaria Agência e Jornal do Senado, Flávio Faria, explica que o projeto nasceu de uma iniciativa do Arquivo do Senado. Ele lembra que a chefe do setor, Rosa Vasconcelos, queria mostrar a participação da Casa em grandes momentos históricos.

— Essa parceria se transformou em reportagens mensais publicadas no Jornal do Senado e no Portal Senado Notícias, compiladas depois em livros — conta.

O lançamento ocorreu no estande que o Senado e a Câmara dos Deputados dividiram na Bienal. Vendidas a preço de custo, a Constituição e os Estatutos da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência foram as obras mais procuradas. Livros de referência em direito e ciência política e clássicos da literatura também tiveram alta demanda.

A Bienal é um dos 12 eventos literários dos quais o Senado participa. A ideia é tornar acessível ao maior número de pessoas o resultado do trabalho dos parlamentares.

— Senado e Câmara dos Deputados trazem para a população livros de qualidade a baixo custo, mostrando para a sociedade o que é feito no Poder Legislativo — diz o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, presente no evento.

A Secretaria de Comunicação Social do Senado lança na Bienal Internacional do Livro de São Paulo o terceiro livro ilustrado da coleção Arquivo S — O Senado na História do Brasil, com textos jornalísticos que narram episódios importantes do passado nacional a partir de uma visão que não costuma aparecer nos livros de História: a dos senadores de cada época em questão.  Jornalista da Agência/Jornal do Senado, Ricardo Westin, autografa o livro para o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira.

A Secretaria de Comunicação Social do Senado lança na Bienal Internacional do Livro de São Paulo o terceiro livro ilustrado da coleção Arquivo S — O Senado na História do Brasil, com textos jornalísticos que narram episódios importantes do passado nacional a partir de uma visão que não costuma aparecer nos livros de História: a dos senadores de cada época em questão.  Estande da livraria do Senado Federal

A Secretaria de Comunicação Social do Senado lança na Bienal Internacional do Livro de São Paulo o terceiro livro ilustrado da coleção Arquivo S — O Senado na História do Brasil, com textos jornalísticos que narram episódios importantes do passado nacional a partir de uma visão que não costuma aparecer nos livros de História: a dos senadores de cada época em questão.  Jornalista da Agência/Jornal do Senado, Ricardo Westin, autografa o livro para o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira. À direita, em pé, o diretor da Secretaria Agência e Jornal do Senado, Flávio Gomide de Faria.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *