Conectado por

Educação

Live irá tirar dúvidas de candidatos ao Processo Seletivo do IFRO

Publicado por

em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) fará uma live sobre o Processo Seletivo (PS 2021/1) nesta quarta-feira (25/11), das 16 às 18 horas. A ideia é passar informações aos candidatos sobre o IFRO e seus cursos e tirar dúvidas sobre a seleção. A transmissão será no canal de YouTube do IFRO. Durante o evento, haverá intérpretes para o público surdo participar e ter seus questionamentos respondidos.

Até o dia 13/12/2020, o IFRO está com inscrições abertas para duas mil vagas em cursos técnicos (Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e Concomitante), distribuídas em 38 cursos para os dez campi da instituição, nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Porto Velho, São Miguel do Guaporé e Vilhena. Os cursos ofertados pelo IFRO são públicos e gratuitos.

Nos campi, a tradição sempre foi haver comissões que realizavam visitas às demais instituições, especialmente às escolas que ofertam o último ano do ensino fundamental. Diante do período de pandemia, em que o ensino vem sendo ofertado remotamente, a instituição tem buscado formas alternativas de alcançar o público dos cursos ofertados.

Neirimar Humberto Kochhan Coradini é Coordenador de Comunicação e Eventos no Campus Colorado do Oeste e faz um chamado aos alunos e candidatos do Processo Seletivo para o próximo semestre no IFRO: “O processo seletivo de cursos técnicos do IFRO para 2021 já está aberto. Nós aqui do Campus Colorado do Oeste sempre gostamos de ir às escolas ou trazer as escolas ao campus para falar do processo de seleção e também dos cursos ofertados. Mas este ano isso não é possível, por isso recomendamos que os candidatos participem da live do processo seletivo para que possam bater um papo conosco e esclarecer as suas dúvidas. Também informamos que estamos à inteira disposição em nossos canais de comunicação”.

live especial apresentará tudo o que o candidato precisa saber para ser estudante do Instituto Federal de Rondônia. Poderão ser enviadas perguntas sobre as inscrições, sobre como vão ser os cursos, sobre as aulas e sobre o que o IFRO tem a oferecer para transformar o futuro de seus alunos.

Participarão do encontro on-line o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, e os Pró-Reitores de Ensino (Edslei Rodrigues de Almeida), de Extensão (Maria Goreth Araújo Reis) e de Pesquisa (Gilmar Alves Lima Junior). Mais representantes da Comissão de Exames e Admissão (CEA) e das áreas de acessibilidade, ações afirmativas e políticas de assistência.

Para a Coordenadora de Educação Inclusiva da Pró-Reitoria de Ensino (CEI/PROEN/IFRO), Náthali Fernanda Machado Silva, este é um momento importante para que todos consigam esclarecer suas dúvidas sobre o processo seletivo deste ano atípico. “É importante essa adaptação e ampliação do acesso à informação; hoje as redes sociais têm recebido bastante visibilidade e se tornado um meio de comunicação eficiente”, afirmou.

Para assistir a live, acesse o canal de YouTube institucional do IFRO: https://www.youtube.com/watch?v=MCQSjn5vv7o&feature=youtu.be

Acessibilidade

Os intérpretes de Libras, Náthali Fernanda e Hugo Paiva, farão a tradução simultânea para que os candidatos surdos acompanhem a live, bem como tirem suas dúvidas. No IFRO, outra questão inovadora deste ano, organizada pela Coordenação de Educação Inclusiva (CEI/IFRO), foi a acessibilidade em Libras do edital de seleção/2021. “O edital será publicado ainda esta semana e a Ascom está finalizando os últimos detalhes da edição”, segundo Náthali.

A Intérprete de Libras e Coordenadora da CEI contou ainda com o apoio dos Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS) dos campi: Hugo Paiva e Jamilly Martins (Porto Velho Calama), Tamires Gomes (Porto Velho Zona Norte), Laurindo Neto (Guajará-Mirim), Suelen Miranda (Ji-Paraná), Samara Olegário e Laura Leite (Vilhena).

“As etapas para a produção de um edital em Libras começam na decodificação de termos da Língua Portuguesa e vão até a gravação final do material em Língua de Sinais, por isso elaborar essas adaptações entre as duas línguas se torna um trabalho complexo e essencial para que o surdo tenha acesso aos conteúdos na sua língua materna; nosso trabalho não é apenas o cumprimento da legislação, mas, sim, o respeito e a valorização linguística; e isso só foi possível graças à atuação dos nossos TILS” pontua Náthali.

Uma das campanhas especiais já lançadas está no vídeo “Inscreva-se no Processo Seletivo 2021/1 – Acessível em libras”, em que se traz um resumo do hotsite do PS e está disponível em https://youtu.be/nhI4BXPo7II.

Na live desta quarta-feira os principais pontos a serem abordados serão as vantagens de estudar no IFRO, cursos e vagas, como se inscrever e etapas e prazos das fases do PS 2021/1. O link é este AQUI.

 

Para informações e inscrições acesse:

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio acesse AQUI.

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio acesse AQUI.

Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio acesse AQUI.

Assessoria