Conectado por

Mato Grosso

Live destaca parceria entre Anoreg-MT, IEPTB-MT e Corregedoria


Compartilhe:

Publicado por

em

A Txai Desenvolvimento promoveu na manhã desta quinta-feira (25 de junho) a live “Ações realizadas nos cartórios mato-grossenses durante a pandemia da Covid-19”. O evento contou com a participação da vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), Velenice Dias; da registradora de imóveis dos 1º Ofícios de Poxoréu e Barra do Garças, Maria Aparecida Bianchin Pacheco; do corregedor-geral da justiça, desembargador Luiz Ferreira; da juíza auxiliar da Corregedoria Edleuza Zorgetti.

P U B L I C I D A D E

A mediadora da live foi a diretora executiva da Txai Desenvolvimento, Denise Fernanda da Cruz, e a parceria entre a Anoreg-MT, IEPTB-MT e Corregedoria foi destacada entre os participantes.

Velenice Dias, que também é tabeliã de protesto em Rosário Oeste e Nova Mutum, ressaltou que a Corregedoria sempre atendeu as instituições. “Nossa parceria é muito positiva. Tivemos muitos diálogos, promovemos e participamos juntos de cursos de capacitação e, mais recentemente, com a pandemia da Covid-19, desenvolvemos uma cartilha contendo um plano de trabalho para as serventias, a qual foi homologada pela Corregedoria. Esse trabalho foi separado por especialidades, adequando à realidade de cada cartório e estamos tendo êxito nos resultados. Tudo fruto de conversa entre nossos diretores e ex-presidentes. Aqui em Mato Grosso há muita união”.

Conforme Velenice Dias, o documento estipula critérios e parâmetros mínimos de padronização de atendimentos pelas serventias, protegendo a saúde dos notários, registradores, colaboradores e usuários dos cartórios. “Muitas serventias contam com colaboradores em situação de risco (idosos, gestantes) e, em conversas com a Corregedoria, temos resolvido muitas situações”

Na avaliação da registradora de imóveis Maria Aparecida Bianchin, os cartórios de Mato Grosso têm procurado se aperfeiçoarem para prestar serviço de qualidade à sociedade. “O primeiro impacto com a pandemia foi proteger as equipes em Poxoréu e Barra do Garças. Tudo foi tão repentino que não sabíamos o que fazer. Foram as decisões da Corregedoria que nos deram um norte. Três, quatro dias depois, tivemos que replanejar nossos trabalhos para regularizar nossa rotina. Promovemos palestras com agentes sanitários, distribuímos equipamentos de proteção individual, os quais nos permitiram atender as pessoas em casos urgentes”.

Ela acrescentou a importância da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT) nessa época de pandemia. “Essa plataforma está sendo fundamental, principalmente após a edição do Decreto 10278/2020, permitindo que documentos físicos originais possam ser digitalizados e ser enviados para nossa Central e distribuídos para os cartórios. Ela agiliza muito nosso trabalho”.

O corregedor-geral da justiça, desembargador Luiz Ferreira, agradeceu o convite em participar da live. “Fiquei tranquilo quando soube que duas integrantes de muita envergadura da Anoreg-MT também participariam. Isso nos tranquiliza, pois conhecem profundamente o assunto e nos brindaram com seus conhecimentos.

Luiz Ferreira disse que “desde o ano passado, quando assumi, firmamos um pacto de trabalharmos sempre juntos e não temos feito nada que não passe pela Anoreg-MT. Qualquer minuta que implique em obrigação ou execução de qualquer tarefa, sempre ouvimos as pessoas competentes da Anoreg-MT e sempre tivemos um resultado satisfatório com nossa parceria”.

Ele acrescentou que o órgão editou a Portaria nº 29/2020, que dispõe sobre a suspensão do atendimento presencial. “Tivemos que substituir os atos presenciais pelos telepresenciais e a parceria com a Anoreg-MT deu muito certo, pois criou e gerencia a CEI-MT, ferramenta que tem fluidez e atende seu desiderato”.

“Não é de hoje que trabalhamos com estrutura informatizada. A CEI-MT tem uma estrutura muito boa e não trios e registradores. nao , criada e adm por eles, nota  os ex-presidentes, hsmo ribuidos na. s cartiados pelos notivemos dificuldades de adaptação. A Anoreg-MT é uma associação que faz jus ao nome e ao trabalho brilhante que realiza. Penso que a Corregedoria está muito bem acompanhada, pois a Anoreg-MT não trabalha na contramão. Pelo contrário, nos ajuda em busca do denominador comum visando atender bem o usuário. Os cartórios não deixaram nada a desejar até agora”, exaltou o desembargador Luiz Ferreira.

Por sua vez, a juíza auxiliar da Corregedoria Edleuza Zorgetti, ratificou a importância e valorização da parceria. “Temos tratado junto às serventias um plano de trabalho apresentado pela Anoreg e IEPTB, homologado pela Corregedoria, cujos cartórios estão o seguindo. Não suspendemos os serviços, mas, sim, apenas os atendimentos presenciais, exceto os casos urgentes, ficando a critério de cada notário e registrador avaliá-los. Os serviços estão fluindo normalmente. No início, nossa maior dificuldade foi lidar com a cultura das pessoas de quererem o atendimento presencial, mas, com a ajuda da Anoreg-MT, temos conseguindo orientá-las e acostumá-las a usarem os serviços online”.

Clique aqui para assistir a live.

https://www.youtube.com/watch?v=M3J3fdd49FA&t=13s

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br