Conectado por

Política

Léo Moraes e Maurão de Carvalho bem cotados a governador em 2022, suplente de Marcos Rogério prepara o terno, emenda para recuperar vicinais em Nova Mamoré


Compartilhe:

Publicado por

em

Léo/Maurão – As especulações em torno da sucessão estadual em Rondônia são muitas, mesmo com as eleições gerais de outubro do próximo ano distantes. E o técnico na área de pesquisas, Juvenil Coelho não perde tempo com o seu Instituto Phoenix e vem trabalhando na busca de quem será o próximo governador de Rondônia. E no caso de as eleições hoje, o deputado federal e presidente do Podemos no Estado, Léo Moraes e o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB) iriam disputar o segundo turno. O ex-governador Ivo Cassol (PP) seria o terceiro na preferência dos eleitores consultados, mas ele tem problemas na justiça e boa parte da população não acredita que conseguirá registrar a candidatura. Mas são três nomes como já demonstraram potencial de voto em eleições anteriores.

Vereadores – A Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (Ale) oferece dezenas de cursos aos servidores públicos (municipal, estadual e federal) da capital e do interior do Estado. Hoje (14) os vereadores de Seringueiras, Zequinha (José Inácio Filho), do MDB e Polaquinho (Gleidson Gomes), do Podemos estiveram em contato com o diretor-geral Fábio Ribeiro, na sede da escola em Porto Velho, para tratar da aplicação dos cursos de “O Papel do Vereador” e de “Assessoria Técnica Legislativa” aos servidores da Câmara Municipal. Os cursos serão ministrados nas próximas semanas, via online, pelo sistema EAD, devido a pandemia.

Ministro – Crescem os rumores nos bastidores da política sobre a possibilidade de o senador Marcos Rogério, presidente regional do DEM em Rondônia assumir cargo de ministro no governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). Rogério vem se destacando na CPI da Covid-19 no Congresso Nacional em defesa do presidente Bolsonaro e poucos duvidam, que ele estará na linha de frente do governo federal em breve. Caso a informação seja confirmada, seria muito bom para Rondônia e o Norte do País, pois o jovem senador, ao menos conhece a realidade da Amazônia e está bem preparado para enfrentar situações adversas, como a da defesa de um governo muito pressionado pelos opositores, que em passado recente eram governo. Quem está preparando o terno para a posse é o 1º suplente, Samuel Araújo, do PSDB.

Mulheres – Seringueiras tem uma boa representatividade da mulher na política. Dos nove vereadores, três são mulheres: Valcicleia Rufino Barbosa (PDT), que é presidente do legislativo municipal; Maria Vanderleia Guedes Denoni (MDB) e Solange Aparecida Emílio de Barros (PSD). A participação efetiva da mulher na política é importante. O mesmo não ocorre na Assembleia Legislativa (Ale), que hoje tem somente duas mulheres deputadas, Rosângela Donadon (PDT-Vilhena), que está no segundo mandato e Cássia Muleta (Podemos-Jaru) dentre 24 parlamentares. A mulher de Rondônia deve ter uma presença maior na política, pois ela tem sempre maior sensibilidade com as necessidades do povo. O exemplo de Seringueiras deve ser seguido nos demais municípios com a mulher sendo mais participativa no processo eleitoral ocupando maior espaço político.

Respigo  

O trecho da BR 319 que corta boa parte de Porto Velho entre o Trevo do Roque via avenida Jorge Teixeira e rotatória da avenida Imigrantes, que une a rodovia com a margem do rio Madeira na ligação terrestre com Manaus está a cada dia mais esburacado. Na Jorge Teixeira os veículos pesados, que vão ao porto utilizam a pista central que está com muitos buracos e aumentando a cada dia. Como estamos no verão amazônico (seca) é importante que o Dnit providencie o tapa-buracos e posteriormente a recapeamento, porque a situação está ficando crítica e favorecendo a acidentes na área urbana da capital. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, pois a recuperação do trecho é fundamental para a segurança a quem por ali transita. 

Rondoniadinamica.com

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento