Conectado por

Acre

Laboratório no Acre fica três dias sem testes para Covid e acumula mais mil exames em análise


Compartilhe:

Publicado por

em

Após ficar sem reagentes para exames de Covid-19, o Laboratório Charles Mérieux, referência nos testes da doença no Acre, parou por três dias as análises e acumulou mais de 1,1 mil amostras na fila de espera para sair o resultado.

P U B L I C I D A D E

No boletim dessa terça-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que aguarda para os próximos dias a chegada de novos kits de reagentes para que os exames sigam sendo realizados no laboratório.

No entanto, segundo o gerente-técnico do laboratório, Andrea Stocker, os insumos, na verdade, chegaram no final da tarde de segunda (19) e as análises foram retomadas na terça. O laboratório ficou parado entre sexta (16) e segunda.

“Agora, essa pequena fila que tinha, vamos acabar até amanhã [quinta, 22]. Não tem mais essa demanda toda, tivemos um pico no dia 23 de março, e agora a relação das análises positivas está caindo e todo dia temos menos positivos.”

Sobre a divergência de informações, o secretário de Saúde, Alysson Bestene, disse que deve ter havido um atraso nos informes e afirmou que a situação no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) também está normalizada.

“Deve ter tido um atraso na informação, porque se já retomaram lá, acredito que não nos informaram. Mas então está normalizado. Para o próprio Lacen também chegaram mais insumos e temos pedido para reforçar mais.”

Desde sábado (17), o boletim da Sesacre aponta que mais de mil exames de RT-PCR seguem aguardando análise. Nessa terça, a secretaria confirmou somente mais 41 casos novos da Covid-19 e 1.135 amostras estão em análise no Laboratório Charles Mérieux e no Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen-AC.

Pandemia e colapso na Saúde

Ao todo, o Acre registra 75.640 casos positivos de Covid-19 e, nessa terça, atingiu a triste marca de 1.445 mortos em todo o estado na pandemia.

O estado tem 321 pessoas internadas, das quais 287 estão com teste positivo para a Covid-19. Há ainda mais oito pacientes aguardando um leito de UTI.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 8.456 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade é de 1,9% a cada 100 mil habitantes e a letalidade está em 1,9%.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 96 estão ocupados. A taxa de ocupação total está em 91%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Novas variantes

A Secretaria de Estado da Saúde do Acre (Sesacre) confirmou nessa terça-feira (20) que o estado já tem casos confirmados das novas variantes brasileiras da Covid-19, P1 e P2. Segundo a nota, o resultado das amostras foram recebidas pelo estado no último dia 14.

Há dois casos na variante P1 e um caso com P2. Os casos são de Santa Rosa do Purus, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, no interior do estado.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br