Conectado por

Cuiabá-MT

Juiz visita PCE e constata que presos estão usando água potável para tomar banho em Cuiabá


Compartilhe:

Publicado por

em

Presos que cumprem pena na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, estariam utilizando água potável para se higienizar, conforme relatório feito pelo juiz Geraldo Fidélis, da 2ª Vara Criminal da capital, que visitou a unidade nessa quinta-feira (26).

P U B L I C I D A D E

A visita se deu após denúncia de familiares de que os presos estariam sem água no local.

“Constatei, pessoalmente, que os recuperandos estão utilizando a água potável para se refrescarem e para sua higiene e do ambiente, o que impede que ela se refrigere. Daí a água potável vir quente, porque a utilizam para fins diversos, que não a ingestão para saciar a sede”, disse o magistrado.

Segundo o juiz, o motivo da visita foi verificar a salubridade do ambiente e dos recuperandos, em decorrência do extremo calor vivenciado nestes dias em Cuiabá, que bateu recorde de calor por dois dias consecutivos nesta semana.

O magistrado constatou que a água potável é fornecida, em boa qualidade e resfriada, por 24 horas, sem interrupção. Já água para higiene está sendo racionada, com distribuição, neste período, por 3 vezes ao dia. Em tempos normais a distribuição é feita 4 vezes ao dia.

A direção justifica essa ocorrência pelo fato de que a região do Pascoal Ramos sofre com a falta de água e garante que os novos raios já serão construídos incluindo novos poços artesianos para captação de água, além de reservatórios para guardá-la, o que beneficiará toda a unidade.

“Enfim, ainda que estes meses – agosto, setembro e parte de outubro – sejam os mais quentes na capital recordista de altas temperaturas, não se pode fechar os olhos para o problema, impondo urgente reforma na refrigeração dos cubículos do raio IV e a manutenção/limpeza dos exaustores do raio I e dos demais raios, que, embora estejam funcionando, não estão conectados à água, o que favoreceria a ambientação, ao trazer umidade, mas isso não está ocorrendo para não queimar a máquina”, disse o juiz em relatório.

Ele fala ainda sobre a importância da conscientização dos presos quanto à utilização da água.

“Enquanto não se entrega as obras, que possuirão novos poços artesianos, o que se dará, segundo informação da direção da unidade, a partir do final do mês de setembro, é necessário conscientizar os recuperandos para o uso correto da água potável, reservando-a apenas para saciar a sede e não para a higiene particular ou do cubículo, nem para refrescar o ambiente”, disse ele.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br